CE prepara website para comparação de taxas de envios entre Estados-membros

Logística Comentários fechados em CE prepara website para comparação de taxas de envios entre Estados-membros 328
Tempo de Leitura: 1 minutos

Na procura de uma maior transparência e controlo de preços nos envios de encomendas entre os diferentes países, o Conselho Europeu aprovou novo regulamento que prevê a criação de um website onde serão comparadas as taxas aplicadas.

«O aumento da transparência nos preços e uma supervisão mais eficaz deverão aumentar a eficiência do mercado e ajudar a reduzir aquelas taxas que não estão plenamente justificadas por factores objectivos como os salários ou a distância geográfica», refere o Conselho Europeu.

Neste sentido, a Comissão Europeia deverá assim criar uma plataforma online onde serão publicadas as taxas para entregas entre países aplicadas pelas empresas fornecedoras destes serviços na Europa, deixando de fora pequenas empresas pelo excesso de carga administrativa que traria.

Mercado mais único e, se possível, mais barato

A proposta do Conselho Europeu, que ainda terá que ser validada pelo Parlamento Europeu, pressupõe que um sistema mais transparente das taxas aplicadas levará também a uma redução nos preços aos consumidores.

A Comissão recorda que nos dias de hoje, 44% dos consumidores no e-commerce compram no próprio país e apenas 15% fazem compras online de outros países na Europa, algo justificado pelos custos elevados nos envios entre países.

A nova proposta legislativa também concede maior poder aos reguladores de cada país para o controlo do mercado, exigindo que as empresas forneçam a esse regulador determinados dados para avaliação de preços ou de eventuais falhas no mercado.

 

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com