CEO da Maersk apela ao fim dos apoios estatais no shipping

Marítimo Comentários fechados em CEO da Maersk apela ao fim dos apoios estatais no shipping 546
Tempo de Leitura: 2 minutos

O CEO da AP Moller-Maersk, Soren Skou, apelou a que os governos deixem de conceder apoios aos armadores de transporte marítimo de contentores, argumentando que as ajudas estão a causar excesso de capacidade e a baixar as margens de lucro no sector.



«Eu não acho que algum governo precise investir dinheiro no transporte marítimo de contentores, construindo navios que não são necessários», referiu Soren Skou numa recente conferência em Singapura.

O responsável do Grupo dono da Maersk Line, a maior operadora marítima mundial de contentores, não especificou os países ou os armadores a que se estava a referir mas facilmente se percebeu que tinha a mira apontada aos casos da chinesa Cosco Shipping, da sul-coreana HMM (Hyundai Merchant Marine) ou da Yang Ming Marine, com sede em Taiwan – armadores que têm beneficiado de ajudas dos seus governos há muitos anos.

Skou fala em navios que não fazem falta para companhias que não são sustentáveis

«Na minha forma de pensar, já não há nada de estratégico em governos que investem no shipping», frisou mesmo Soren Skou, acrescentando que é o mercado que deve ditar as regras. O CEO da Maersk acrescentou ainda que as companhias estão a construir navios que «não fazem falta, para companhias que não são sustentáveis e que não têm um modelo de negócio sustentável».

As críticas de Soren Skou surgiram numa fase em que os preços do frete marítimo estão em queda, ameaçando a aparente recuperação de um sector que ainda se estava a erguer depois de um período muito crítico – com muitos resultados negativos e falências como a gigante Hanjin.

«Esta é uma indústria muito competitiva», referiu ainda Soren Skou, concluindo: «Mesmo depois da consolidação, ainda existem mais de 10 operadoras globais» numa luta renhida por quota de mercado – e, nalguns casos, pela própria sobrevivência.



Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com