pesados camiões antram

Cerca de 400 mil lugares de estacionamento para camiões em falta na União Europeia

Terrestre, Veículos Comentários fechados em Cerca de 400 mil lugares de estacionamento para camiões em falta na União Europeia 238
Tempo de Leitura: 2 minutos

A conclusão de um estudo publicado pela Comissão Europeia é clara: faltam, na União Europeia (UE), cerca de 400.000 lugares de estacionamento seguro para camiões. Existe uma incontornável sobrelotação das áreas destinadas ao estacionamento de camiões e os problemas que derivam desse facto prejudicam directamente a segurança dos condutores e das cargas transportadas.

Insegurança generalizada: roubos de carga e falta de espaço para estacionar preocupam camionistas e a UE

Cerca de 75% dos roubos de cargas sucedem-se quando os camiões estão estacionados em locais inseguros. Em resposta a esta situação, a Comissão Europeia encontra-se a promover áreas de estacionamento seguro, colocando à disposição os fundos disponibilizados pelo CEF e criando um grupo de trabalho para implementar a norma acordada. O estudo indica que a maioria dos camionistas reportou que as áreas de estacionamento estão sobre-lotadas, forçando os camiões a parar em zonas de acessos (de entrada ou de saída) devido à carência de espaços.

Tal situação não só é perigosa em termos de segurança rodoviária como também se torna desconfortável para os condutores e indesejável igualmente para os donos das cargas. Neste contexto em que as instâncias europeias pretendem melhorar as condições de trabalho dos condutores no âmbito do Pacote de Mobilidade I, a Comissão, com base em projectos-piloto iniciados pelo, realizou um estudo para propor soluções. O estudo constata que as normas em vigor para as áreas seguro Estacionamento variam muito e que muitas destas áreas não são auditadas, causando incerteza entre os utilizadores no que toca ao nível de segurança e níveis de serviço prestado aos motoristas.

‘EU Parking’ na calha

O estudo também concluiu que a reserva antecipada de vagas de estacionamento seguras e protegidas para os motoristas muitas vezes não é possível ou, na melhor das hipóteses, pouco confiável. Em resposta, o estudo propõe um padrão comum para áreas de estacionamento seguro, o chamado ‘EU Parking’, variando de um nível baixo (Bronze) a um nível médio (Prata) a um nível alto (Ouro e Platina), todos com o mesmo serviço mínimo.

Além disso, a Comissão irá reunir um grupo de peritos para continuar a implementar e promover os resultados deste estudo. O grupo de especialistas incluirá condutores, sindicatos, carregadores, fabricantes de camiões, transitários, proprietários da carga, seguradoras, fornecedores de tecnologia, auditores, operadores de auto-estradas e parques de estacionamento. Este grupo reunirá pela primeira vez no dia 2 de Abril.

 

Author

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com