CHEP assinala 25 anos de presença em Portugal e reitera foco na «inovação» e «sustentabilidade»

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O presente mês de Outubro reveste-se de um sentimento especial para a líder mundial em soluções logísticas para a cadeia de abastecimento CHEP, uma vez que marca os 25 anos da presença da companhia em Portugal. Um quarto de século durante o qual a empresa se tornou «uma referência no mercado português, com mais de 800 clientes e 10 centros de serviço espalhados por todo o país, que permitem transportar cerca de 11 milhões de paletes por ano».

CHEP comemora um quarto de século em Portugal

Decorria o ano de 1993 quando a CHEP penetrou no mercado português, cerca de 50 anos após a sua génese, na Austrália – a chegada a Portugal impulsionou a implantação, em território luso, do «sistema de pooling, um sistema que se baseia na economia circular, no qual os produtos da CHEP são constantemente partilhados e reutilizados por toda a cadeia de abastecimento», um passo inovador que «veio revolucionar o sector da logística pelas soluções de transporte de produtos que ofereceu, permitindo uma maior poupança, simplicidade, optimização, segurança e sustentabilidade», declarou a companhia.

«A CHEP ajuda a transportar mais bens para mais pessoas, em mais lugares do que qualquer outra organização a nível global»

No balanço de 25 anos de desenvolvimento em Portugal, a CHEP não poderia ser mais peremptória e segura do seu valor enquanto empresa: «A CHEP ajuda a transportar mais bens para mais pessoas, em mais lugares do que qualquer outra organização a nível global. Actualmente, a empresa continua a procurar revolucionar a cadeia de abastecimento», frisando a «inovação» e a «sustentabilidade» como pilares evolutivos.

«Num mundo que necessita, essencialmente, de transportar mais com menos, a CHEP procura fazê-lo através de uma melhor utilização dos recursos disponíveis e de uma mudança de hábitos», afirma a companhia, que, através das palavras de Filipa Ferreira Mendes, Country General Manager de Portugal, expressou ainda a intenção de «liderar esta revolução através da inovação, contribuindo com soluções que ajudem os seus clientes a crescer de forma eficiente, tornando o mundo um lugar melhor e mais sustentável».

Sustentabilidade e inovação: dois focos permanentes

«O foco na sustentabilidade e inovação das soluções que a CHEP apresenta ao mercado, é suportado no compromisso com o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus colaboradores», refere a CHEP, apoiando-se novamente na perspectiva de Filipa Ferreira Mendes: «Contamos com 24 colaboradores em Portugal e o nosso compromisso estende-se a todos eles, seja ao nível da formação, seja na possibilidade de poderem partilhar activamente as suas experiências com equipas centrais e vice-versa».

Entre os vários trunfos operacionais, a CHEP destaca as suas Soluções de Transporte Colaborativo, que recorrem à «extensa base de dados da companhia para criar sinergias que ajudem os clientes a partilharem os transportes entre eles»: graças a este programa, já utilizado por mais 200 clientes na Europa, «6,6 quilómetros vazios foram evitados e 6,5 toneladas de CO2 foram reduzidas no ano passado», revelou a empresa. Outro resultado da posição privilegiada da CHEP é o Retail Index, que prevê a actividade do sector para o próximo trimestre, oferecendo uma visão clara do mercado e um melhor planeamento da procura.

Inovação no coração do negócio

Um dos principais compromissos da CHEP prende-se com «o contínuo desenvolvimento de soluções inovadoras e o compromisso com a tecnologia». Explica a empresa que o «know-how da cadeia de abastecimento adquirido nestes anos é uma vantagem que permite à empresa antecipar as necessidades logísticas dos seus clientes, com soluções inovadoras que vão além do modelo tradicional».

Exemplo disto é o «lançamento de uma meia palete com sensor inteligente que permite que o consumidor receba alertas quando se aproxima da palete; ou as soluções de Realidade Virtual, «que permitem aos fabricantes ou distribuidores verificarem exactamente onde o produto está localizado em tempo real». Para potenciar todos estes desenvolvimentos, o grupo Brambles criou a BXB Digital, «para digitalizar a rede física do grupo e gerar dados analíticos que, em tempo real, levem a melhores decisões em loja, façam o rastreio de produtos frescos e ofereçam aos consumidores informação quantitativa e qualitativa dos seus produtos».

A digitalização também impactou os centros de serviço da CHEP: as paletes passam por uma inspecção cada vez mais automatizada, feita pela Automatic Digital Inspection (ADI), um sistema automático que se baseia na tecnologia de visão artificial, e por um processo de reparação feito pelo robô Klippa, que automatizou a reparação de paletes.

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