China train

China desenvolve comboio de levitação magnética que almeja ser mais rápido que um avião

Terrestre Comentários fechados em China desenvolve comboio de levitação magnética que almeja ser mais rápido que um avião 594
Tempo de Leitura: 1 minutos

A China pretende continuar a liderar a inovação tecnológica no âmbito do transporte de passageiros e mercadorias – prova disso é a mais recente adição ao seu arsenal logístico: um novo comboio que ‘flutua’ pelos carris, recorrendo, para tal, à levitação magnética.

Um comboio…com asas?

Segundo os produtores do protótipo ferroviário inovador, viajar neste comboio pode vir a ser mais rápido do que viajar de avião, isto porque o comboio pode atingir os 600 quilómetros por hora: a confirmar-se esta velocidade, o transporte de cargas e pessoas poderá ser revolucionado – pelo menos, esse é o objectivo primordial da empresa que desenhou e desenvolveu o comboio, a China Railway Rolling Stock Corporation (CRRC).

China busca maiores velocidades na ferrovia

O protótipo foi desenhado pela CRRC e a sua produção vai ser iniciada no ano de 2021. A tecnologia que caracteriza este inovador comboio reduz a fricção entre o comboio e os carris e faz com que seja possível um comboio viajar sem qualquer tipo de ruído. Ding Sansan, engenheiro responsável pelo design do protótipo, afirma que «viajar de Pequim até Xangai, por exemplo, leva cerca de quatro horas e meia de avião e cerca de cinco horas e meia de comboio, e com este comboio de levitação magnética, a viagem vai ser feita em três horas e meia».

Para prosseguir com o projecto, que agora necessita de avaliações práticas, a empresa chinesa CRRC comprometeu-se a construir um carril experimental para testar o novo protótipo.

Com RTP

Foto: CRRC

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com