China-Europa: tráfego ferroviário de mercadorias dispara em 2017

Terrestre Comentários fechados em China-Europa: tráfego ferroviário de mercadorias dispara em 2017 311
Tempo de Leitura: 2 minutos

Desde 2011, os comboios de mercadorias que ligam a China à Europa executaram mais de 9 mil viagens, de acordo com dados divulgados pela Corporação Chinesa de Caminhos-de-ferro. O ano passado foi o corolário dessa progressão.



China-Europa: 800 mil contentores transportados por via ferroviária desde 2011

Ao longo destes sete anos transportaram-se cerca de 800 mil contentores de vinte pés; apenas em 2017 foram feitas 3.673 viagens, mais do que no conjunto dos seis anos anteriores, registo que espelha, na perfeição, a evolução deste tipo de tráfego no contexto comercial China-Europa. Este ano, espera-se que esse número atinja as 4 mil viagens, segundo projecções da imprensa chinesa.

China incorporou 23 novas cidades no seu portefólio ferroviário

Esta subida progressiva é explicada pelo aumento das rotas mas também pela maior cadência das viagens – recorde-se que a China dispõe, actualmente, de uma rede intrincada e abrangente, totalizando 61 rotas, que têm origem em 39 cidades diferentes do país, com origem a 42 cidades europeias, distribuídas por 13 países. Só em 2017, o país incorporou 23 novas cidades e cinco novos países ao seu portefólio ferroviário.

Esta intensificação, que em 2017 subiu para um novo patamar, explica-se através da implementação gradual da mega-iniciativa One Belt One Road e da sua Nova Rota da Seda. Um dos pilares infra-estruturais do projecto é precisamente o estabelecimento de uma malha ferroviária intercontinental, juntamente novos portos, aeroportos, centrais eléctricas e zonas de comércio livre.

A ligação ferroviária mais extensa (oportunamente analisada pela Revista Cargo) liga Yiwu, um hub comercial na costa leste da China, até à capital espanhola de Madrid, cruzando o Cazaquistão, Rússia, Bielorrússia e Polónia, entrando na Europa através da Alemanha.



Back to Top

© 2018 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com