abu dhabi

Iniciativa ‘Belt and Road’: China investe no porto de Khalifa e reforça laços com Abu Dhabi

Marítimo Sem comentários em Iniciativa ‘Belt and Road’: China investe no porto de Khalifa e reforça laços com Abu Dhabi 275

Mais um negócio da China que se concretizou, rumo à disseminação do conceito ‘One Belt, One Road’ (OBOR): depois do investimento milionário no Porto cingalês de Hambantota, a China voltou a apostar na geostratégia como pilar fundamental da sua expansão internacional, assinando um acordo de cooperação com a Abu Dhabi Ports (ADP), cifrado em 300 milhões de dólares.

China vê interesse estratégico no porto de Khalifa

O acordo, negociado pela Província de Jiangsu (China) e pela entidade portuária dos Emirados Árabes Unidos, tem como basilar propósito o fortalecimento dos laços económicos e comerciais entre os dois países e o reforço da relação com a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) situada no porto de Khalifa. Trata-se assim de mais um passo estratégico dado pelo Executivo chinês rumo à materialização do conceito ‘One Belt, One Road’, desígnio que tem valido vários investimentos no estrangeiro.

O investimento de 300 milhões de euros será levado a cabo por cinco empresas (Hanergy Thin Film Power, Jiangsu Fantai Mining Development , Xuzhou Jianghe Wood, Jiangsu Jinzi Environmental Technology, e Guangzheng Group) localizadas na Província de Jiangsu e criará cerca de 1.400 novos postos de trabalho. De acordo com os termos assinados, a China-UAE Industrial Capacity Cooperation Construction Management – empresa dos Emirados Árabes Unidos recentemente criada pela Jiangsu Provincial Overseas Cooperation and Investment Company Limited – ocupará e desenvolverá cerca de 2.2 milhões de m2 da ZPE destinada às companhias chinesas.

«Trabalharemos para desenvolver a UAE-China Industrial Capacity Cooperation num marco da iniciativa ‘One Belt, One Road’ e um farol da cooperação e das trocas comerciais entre os Emirados Árabes Unidos e a China», afirmou Huang Lixin, vice-governador da Província de Jiangsu.

Já o CEO da Abu Dhabi Ports, Mohamed Juma Al Shamisi, realçou o facto do acordo ser «fundamental para o governo de Abu Dhabi nos planos de desenvolvimento e reforço dos transportes e da infra-estrutura».

Leave a comment

Back to Top

Powered by MAEIL
Partilhar
Partilhar
Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com