estratégia portuária Shipping

China Merchants e Alibaba juntam-se para promover projecto de portos inteligentes

Marítimo Comentários fechados em China Merchants e Alibaba juntam-se para promover projecto de portos inteligentes 399
Tempo de Leitura: 2 minutos

O esforço global para lançar a implementação da tecnologia dos portos inteligentes encontrou, na sinergia estratégica da China Merchants Port Group com os grupos Alibaba e Ant Financia, um importante fôlego. A parceria alia nomes pujantes e globais, do domínio logístico, portuário e financeiro.

Conceito de smart port junta China Merchants e Alibaba

O China Merchants Port Group opera 41 terminais em território chinês e em 25 em outros países – um player colossal que pretende criar uma nova plataforma aberta de portos inteligentes, utilizando para isso a sua experiência portuária, tecnológica e financeira. Este potencial, aliado à gigante mundial do comércio electrónico chinesa Alibaba, poderá ser o empurrão que faltava para catapultar o conceito de smart ports para a primeira linha das prioridades do desenvolvimento estratégico dos portos de referência, um pouco por todo o mundo.

O objectivo desta colaboração passa pela criação de uma plataforma unificada que permita a integração de compradores e vendedores de mercadorias com empresas de logística, bancos, alfândegas e outras autoridades tendo em vista transacções digitais de exportação e importação sem contacto. Trabalhando em conjunto, as três entidades irão criar nova plataforma portuária com recurso à tecnologia Blockchain. Eles acreditam que essa nova colaboração melhorará a facilitação do comércio, eliminando as barreiras de informação nos negócios de comércio e logística portuária.

O projecto, que assenta nos ideais de colaboração, comunicação e transparência, deverá, segundo os intervenientes, facilitar o comércio global ao eliminar barreiras, obstáculos processuais e erros de informação e agilizando tramitação burocrática entre os players envolvidos no fluxo logístico e portuário. Numa altura em que está em crescendo a vontade de digitalização das operações de carga e de desenvolvimento de portos inteligentes com o intuito de incrementar a eficiência end-to-end. Este conceito de smart port apoia-se também na Inteligência Artificial e na Internet of Things.

O conceito visa combinar uma ampla gama de tecnologias avançadas, que, funcionando em total complementaridade, pretendem manipular de forma eficiente o movimento de cargas, recorrendo à tecnologia da cloud e ao Blockchain para um rastreio completo e uma elevada visibilidade. O recurso a grandes bases de dados permitirá aos portos um incremento significativamente a eficiência de suas operações, defendem as entidades.

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com