ë-Berlingo Van

Citroën apresenta o ë-Berlingo Van: a versão eléctrica chega no 2º semestre de 2021

VeículosComentários fechados em Citroën apresenta o ë-Berlingo Van: a versão eléctrica chega no 2º semestre de 2021298
Tempo de Leitura: 7 minutos

A Citroën apresentou o ë-Berlingo Van, a versão eléctrica e conectada do seu veículo comercial ligeiro, que tem chegada prevista aos concessionários da marca no segundo semestre de 2021. O modelo oferece «uma resposta adequada às necessidades quotidianas dos profissionais, oferecendo uma grande liberdade de acção, em áreas urbanas cada vez mais regulamentadas, e também nas áreas periurbanas ou rurais, graças a uma autonomia máxima de 275 km (ciclo WLTP)», explicou a marca, através de um comunicado, ao qual tivemos acesso.

Possuindo as vantagens da condução eléctrica, o ë-Berlingo Van não faz qualquer cedência nas qualidades lendárias do Berlingo, propondo sempre duas configurações de carroçaria, um volume útil máximo de 4,4 m3, uma capacidade de carga de referência no segmento e toda a modularidade da cabina Extenso. Conectada através das aplicações MyCitroën, que permitem uma gestão remota da carga da bateria, e de Free2Move, que garante o acesso a mais de 220.000 estações de carregamento na Europa, o ë-Berlingo Van conta ainda, em opção, com novas tecnologias, como o sistema head-up display, em estreia na categoria, ou um cluster de 10” com uma nova configuração digital e alta definição.

«O Citroën Berlingo Van, modelo de referência no mercado dos furgões, é conhecido pelos seus aspectos práticos e por ser precursor de múltiplas inovações. Ao adoptar o melhor da tecnologia eléctrica, garante ainda maior serenidade aos profissionais. No ë-Berlingo Van irão encontrar o parceiro ideal para a realização das suas actividades do dia-a-dia, com novos níveis de conforto, uma enorme liberdade de movimento, um controlo dos custos de utilização, tudo isto sem comprometer os valores de carga e de volume. Depois do ë-Jumpy, eleito ‘Van Internacional do Ano’, e do ë-Jumper, o novo ë-Berlingo Van traduz-se num importante reforço na nossa ofensiva eléctrica e numa resposta concreta aos novos desafios de mobilidade de todos os profissionais», comentou, na sequência deste desenvolvimento, Vincent Cobée, Director-geral da Citroën .

A autonomia necessária para as tarefas do dia-a-dia

Dependendo do perfil de condução adoptado, a bateria de iões de lítio do ë-Berlingo Van permite aos clientes empresariais realizar pequenos trajectos ou mesmo viagens maiores até um máximo de 275 km, sem a necessidade de realizar recargas. Assumindo a cadeia de tracção da plataforma e-CMP do Groupe PSA, as duas silhuetas com que o ë-Berlingo Van é proposto garantem uma mesma capacidade de bateria, desenvolvendo um nível adequado de autonomia para as deslocações da grande maioria dos utilizadores deste segmento no seu quotidiano.

Para maximizar essa autonomia, a cadeia de tracção do ë-Berlingo Van procede à recuperação de energia durante as fases de travagem ou desaceleração do veículo. Para uma recuperação de energia ideal, há que activar o botão ‘B0 na consola central. A bateria está colocada sob os bancos do veículo e sob o piso de carga, pelo que não afecta o volume útil. Conta com uma garantia de 8 anos ou 160.000 km (para 70% da capacidade da bateria no final do contrato). Um certificado de capacidade é emitido após a primeira verificação da bateria, realizado após 1 ano de utilização ou 20.000 km e, a partir daqui, em cada operação de manutenção, a cada 2 anos ou 40.000 km.

Uma condução relaxada em modo 100% eléctrico

«A condução veículo é muito fluída, fruto de um binário disponível de imediato e à linearidade da aceleração, sem passagem de velocidades, para além de que a sua cadeia de tracção eléctrica não gera ruídos ou vibrações», explica a marca. Essas qualidades complementam os níveis de conforto a bordo gerados pelos bancos elevados, pela tipologia das suspensões, com orientação e amortecimento precisos, ou ainda pela suavidade da direcção e pelo diâmetro de viragem de 10,8 m. O ë-Berlingo Van é alimentado por um motor eléctrico que gere a tracção de acordo com o modo de condução seleccionado e as condições de condução. Com uma potência de 100 kW (136 cv) / 260 Nm pode atingir uma velocidade máxima de 130 km/h, independentemente do modo activado. Os diferentes modos podem ser selecionados através de um comando específico na consola:

  • Normal, para 80 kW / 180 Nm: permite a melhor relação entre autonomia e dinâmica
  • Eco, para 60 kW / 190 Nm: permite optimizar o consumo de energia, reduzindo a performance dos sistemas de aquecimento e de ar condicionado, sem os desligar, ao mesmo tempo que limita o binário e a potência do motor
  • Potência, para 100 kW / 260 Nm: permite o desempenho máximo do veículo para uma maior comodidade e performance em caso de carga máxima.

Tempos de carregamento adaptados às utilizações profissionais

Existem três opções de carregamento, da simples tomada tradicional até aos carregadores rápidos, que permitem um carregamento de 80% da bateria em 30 minutos. No entanto, a simples tomada Green’up (reforçada) permite uma recarga de grande parte da bateria durante a noite, de modo a estar operacional para enfrentar um dia de trabalho.

  • Um carregamento doméstico, obrigando a um cabo tipo 2 para utilização em casa, no local de trabalho ou num lugar de estacionamento. Este modo é compatível com uma tomada de 8A standard ou uma tomada reforçada de 16A (caixa + tomada Green’Up), permitindo reduzir em metade o tempo de carregamento e, assim, obter uma bateria carregada a 100% em menos de 15 horas, ou para 100 km em 5h30;
  • Carga acelerada privada ou pública requer à instalação de uma WallBox de carga acelerada de 3,7 a 22 kW e um cabo tipo 3 (disponível em acessório). O tempo de carga de 0 a 100% será, neste caso, de 7h30 (Wall Box 7.4 kW monofásica) ou de 5h (Wall Box 11kW trifásica);
  • Carregamento super-rápido em terminal público até aos 100 kW com um cabo tipo 4 integrado no carregador. Permite carregar 80% da bateria de 50 kWh em 30 minutos. O ë-Berlingo Van coloca-se ao melhor nível do seu segmento em tempo carregamento acelerado.

Um ecossistema para facilitar a vida em formato eléctrico

O ë-Berlingo Van propõe as funções de carga diferida para consumir electricidade quando a mesma for menos onerosa, bem como o pré-condicionamento térmico para regular a temperatura no habitáculo enquanto o modelo ainda estiver em carregamento, evitando-se, assim, o consumo através da bateria. Graças à app My Citroën, é possível gerir remotamente a carga da bateria e saber o estado da carga e a autonomia do modelo, gerir o pré-condicionamento térmico do habitáculo de modo remoto, bem como definir uma carga diferida através de um smartphone, tablet ou directamente no ecrã táctil do veículo, através da navegação conectada, no menu ‘Energia’.

Outra aplicação disponível, o Free2Move facilita o carregamento e o estacionamento (posteriormente disponível em Portugal), permitindo o acesso a mais de 220.000 estações de carregamento e o planeamento do melhor percurso, de acordo com a autonomia do veículo e das estações de carregamento existentes nesse trajecto. Para ir ainda mais longe e acompanhar os seus clientes, a Citroën disponibiliza uma oferta de carregamento sob medida para o ë-Berlingo Van, incluindo os dispositivos (tomada standard e tomada reforçada Green’Up ou Wallbox) e instalação no domicílio ou no local de trabalho. A marca seleccionou um parceiro recomendado para cada país europeu, sendo que para Portugal é a EYSSA-TESIS. Essas soluções são acessíveis a clientes individuais e profissionais, tanto para habitações individuais como colectivas.

As especificidades do ë-Berlingo Van

O ë-Berlingo Van é uma versão da gama Berlingo, distinguindo-se das restantes no exterior apenas pelo monograma “ë”, símbolo de eléctrico, apenso à denominação do modelo no portão traseiro esquerdo, bem como pela portinhola de carregamento, localizada no lugar da habitual entrada para abastecimento de combustível. No seu interior tudo foi projectado para facilitar a utilização do novo Citroën ë-Berlingo Van.

A consola central contempla um ë-Toggle, que permite controlar as funções Park, Rear, Neutral, Drive e Break da caixa de velocidades, bem como um selector para activar os três modos de condução: Eco, Normal e Power. O ecrã táctil de 5”do ë-Berlingo Van conta com uma secção ‘Energia’, que dá acesso às especificações eléctricas do modelo: o fluxo de energia (que apresenta o funcionamento da cadeia de tracção eléctrica em tempo real, com o modo de condução activo, o motor eléctrico e o nível de carga da bateria de tracção), estatísticas de consumo, a activação da carga diferida ou o pré-condicionamento térmico.

Fotos: Astuce Productions

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
ptPortuguês
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com