oocl navio

Clarksons: consolidação no shipping deverá abrandar após mega-aquisição da OOCL

Marítimo Comentários fechados em Clarksons: consolidação no shipping deverá abrandar após mega-aquisição da OOCL 287
Tempo de Leitura: 2 minutos

De acordo com uma recente pesquisa da consultora Clarksons Research, a indústria do transporte marítimo de contentores poderá entrar, após a concretização da aquisição da OOCL por parte da China COSCO Shipping, num período mais monótono no que à consolidação diz respeito – o mesmo será dizer que a voracidade de consolidação que se apoderou dos apetites das grandes operadoras irá abrandar antes do fim de 2018.



Arranque da ONE e aquisição da OOCL marcam abrandamento da consolidação

Para a analista, o ano de 2018 fica inicialmente marcado, no caminho para um refrear de ímpetos das políticas de aquisições e fusões, pelo arranque das operações da nipónica ONE; num período em que a consolidação tem ditado o ritmo dos desenvolvimentos do sector, a compra da OOCL por banda da gigante chinesa dos bolsos fundos deverá, segundo a Clarksons, acalmar as hostes e lançar a indústria num tempo de maior acalmia.

Clarksons analisou a evolução da capacidade global de transporte do top-20

O relatório da Clarksons compara a capacidade global de transporte do top-20 em 1998 face aos dias de hoje, assim relevando o pulo, dos 73% para os actuais 90% (com os primeiros dez a deter 83%) – o avanço da consolidação acentuou-se em 2016 e seguiu forte em 2017, adentrando-se por 2018 para, finalmente, abrandar. A Maersk, crónica líder nos últimos anos, passou dos 7,3% para os 19,4% em termos de quota na capacidade de carga.

«Este cenário é o resultado de uma era de tremenda consolidação, que, ao que agora parece, deverá abrandar quando a aquisição da da OOCL por parte da China COSCO Shipping for finalizada», comentou a Clarksons. «O foco nos custos por parte das companhias marítimas e a persecução de lucros provenientes de economias de escala conduziram a um grande emagrecimento do número de grandes operadoras», concluiu.



Back to Top

© 2018 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com