Sines

CLBrief: China pretende jogar às de trunfo no Terminal Vasco da Gama, em Sines

Marítimo Comentários fechados em CLBrief: China pretende jogar às de trunfo no Terminal Vasco da Gama, em Sines 1466
Tempo de Leitura: 1 minutos

O Terminal Vasco da Gama está na calha e não passa despercebido a uma das maiores potências económicas do mundo: a China. Segundo o serviço de informação sobre a China e os países de língua portuguesa, o China-Lusophone Brief (CLBrief), o poderio financeiro oriental pretende apostar no potencial da futura infra-estrutura.

Explica o CLBrief que os grupos chineses de navegação marítima terão uma importante palavra a dizer sobre o desenvolvimento futuro do apetecível Porto de Sines – o concurso público do novo terminal de contentores do porto alentejano está para breve e o apetite chinês já está aguçado, vinca o CLBrief.

CLBrief adianta que já decorrem conversações entre Portugal e China

Ora, de acordo com a agência de informação, decorrem já conversações entre Portugal e a China (nomeadamente com o grupo COSCO, grupo com o qual a Ministra do Mar reuniu no Verão passado) relativamente a este projecto, frisando, ainda assim, que será um concurso público internacional, adivinhando-se vários candidatos.

Segundo o mesmo serviço informativo, o interesse chinês – e possível investimento – seria visto como fundamental para os planos de desenvolvimento da plataforma de Sines, dando sentido à utilização do novo Canal do Panamá pela China como a via mais rápida e mais barata de atingir os mercados atlânticos.

Recorde-se que ambos os países vivem um momento de forte estreitamento de relações – no arranque deste mês, o presidente da República Popular da China, Xi Jinping, visitou terras lusas e firmou, com o Executivo liderado por António Costa, um memorando de entendimento no âmbito da mega-iniciativa One Belt One Road.

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com