CMA CGM confirma encomenda de 9 ULCV’s a construtoras chinesas

Marítimo Comentários fechados em CMA CGM confirma encomenda de 9 ULCV’s a construtoras chinesas 337
Tempo de Leitura: 2 minutos

Confirmam-se as indicações que, há poucos dias, davam conta da intenção da companhia francesa CMA CGM de encomendar nove ULCV’s para o reforço da sua frota de porta-contentores. Essa avultada encomenda foi ontem submetida, tendo a escolha da operadora recaído sobre as construtoras navais chinesas Hudong Zhounghua Shipbuilding e Shanghai Waigaoqiao Shipbuilding, que aliciaram a transportadora europeia com descontos atractivos. Dessa forma, ambos os estaleiros bateram a concorrência da sul-coreana Hyundai Heavy Industries, fechando o negócio por 1,44 mil milhões de dólares.

CMA CGM escolheu estaleiros chineses; preço e ‘factor aliança’ fizeram a diferença

A encomenda da operadora gaulesa fará, assim, com que os mares de todo o globo sejam cruzados por nove novos navios porta-contentores de gigantescas dimensões: cada um terá capacidade para transportar 22 mil TEU, lançando sobre os oceanos um novo recorde de tonelagem. O negócio surpreendeu a indústria da construção naval – não pela opulência da encomenda da CMA CGM (tal era expectável há várias semanas) mas sim pela escolha ter recaído sobre a Hudong Shipbuilding e a Shanghai Shipbuilding. Todas as indicações apontavam para que fosse a Hyundai Heavy Industries a ganhar o contrato.

O factor que derrotou o estaleiro sul-coreana terá sido, segundo os analistas, o preço; de acordo com informações avançadas pela publicação ‘Pulse’, a Hyundai Heavy Industries terá pedido 175 milhões de dólares por cada porta-contentores, ao passo que as concorrentes chinesas terão baixado o preço para os 160. Segundo dados revelados por Yang Hyeong-mo, analista da eBest Investment & Securities Co., os preços pedidos pelos dois estaleiros fizeram a balança da ponderação francesa pender para o lado chinês, decisão que também não deverá ser estranha ao facto da CMA CGM integrar a Ocean Alliance, onde a chinesa COSCO está presente.

 

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com