Wallenius zeebruge

CMA CGM adquire 10% da CSP Zeebrugge e enceta parceria com a COSCO

Marítimo Comentários fechados em CMA CGM adquire 10% da CSP Zeebrugge e enceta parceria com a COSCO 343
Tempo de Leitura: 2 minutos

Anunciada no arranque deste ano (logo em Janeiro), a parceria entre a transportadora francesa marítima CMA CGM e o porto belga de Zeebrugge foi agora materializada. Através da sua subsidiária CMA Terminals, a operadora adquiriu parte da CSP Zeebrugge à China Shipping Ports Development, parte do gigantesco Grupo COSCO.



Seguindo os trâmites acordados em Janeiro, a CMA CGM, através da CMA Terminals, ficará responsável por 10% do terminal (de contentores) CSP Zeebrugge – os valores do negócio não foram, no entanto, desvendados por nenhum das partes. Esta transacção, explicaram ambas as entidades, visa transformar o porto em um hub para o Noroeste da Europa.

Aquisição de 10% da CSP Zeebrugge enceta parceria entre a CMA CGM e a COSCO

Recorde-se que a ligação entre as duas entidades não é recente nem superficial: a transportadora marítima CMA CGM é um dos grandes clientes do terminal do Porto de Zeebrugge, tendo, gradualmente, aumentado o total de movimentos até 2017. Com este negócio, a CMA CGM aproxima-se estrategicamente da COSCO.

Isto porque o Grupo COSCO, através da sua subsidiária China Shipping Ports Development, é o grande detentor do terminal desde Setembro de 2017, altura em que comprou 76% das acções da infra-estrutura belga à APM Terminals, naquele que foi visto como outro dos passos da potência chinesa para uma diáspora europeia no Shipping.

Com esta nova decisão de alienar 10% de um terminal do qual era total detentora, a COSCO recebe a CMA CGM em Zeebrugge e está assim formada uma pequena parceria para a região do Noroeste da Europa. «Com este investimento, a CMA CGM tem o prazer de desenvolver sua parceria estratégica com a COSCO Shipping Ports e fazer parte do futuro da Zeebrugge Terminal», afirmou Farid Salem, director executivo do CMA CGM Group.

Acção geoestratégica na base do investimento em Zeebrugge, deu a entender a CMA CGM

«O Zeebrugge desfruta de uma localização central na Europa. Combinada com a oferta de serviços da CMA CGM e a estratégia centrada no cliente, oferecerá muitas oportunidades novas para os clientes do Grupo», acrescentou. «Este investimento está em linha com a estratégia global do Grupo e fortalecerá a posição da CMA CGM nas negociações de contentores em águas profundas», rematou.



Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com