CNH investe 250 milhões de dólares na fabricante de camiões híbridos Nikola Motor

Terrestre, Veículos Comentários fechados em CNH investe 250 milhões de dólares na fabricante de camiões híbridos Nikola Motor 245
Tempo de Leitura: 2 minutos

A CNH, empresa-mãe que engloba marcas como IVECO, confirmou o acordo com a empresa norte-americana Nikola Motor, para liderar uma nova fase de financiamento do projecto de desenvolvimento de camiões eléctricos equipados com células de hidrogénio. Para a Nikola Motors, este apoio é tido como fundamental, envolvendo, não só a injecção de capital, mas também de conhecimento e experiência no sector.

Ao materializar esse apoio, a CNH Industrial contribuirá com um total de 250 milhões de dólares para os projectos da Nikola Motor, dos quais 100 milhões entrarão de forma directa nas contas da empresa americana, enquanto os restantes 150 milhões restantes serão atribuídos na forma de serviços (como desenvolvimento de produtos, engenharia de fabricação e outras assistências técnicas).

Nos planos da fabricante de camiões híbridos, sediada no estado do Arizona, a prioridade vai para o desenvolvimento e comercialização dos modelos Nikola One e Nikola Two: dois modelos da classe 8 destinados ao mercado norte-americano. De seguida, as atenções centrar-se-ão no modelo Nikola Tree (também ele de longa distância), que contará com homologação para o mercado europeu.

O modelo Tree terá uma cabine curta que se adapta à legislação do velho continente e terá um sistema de propulsão entre 500 a 1.000 cavalos. A autonomia estará no intervalo de 800-1.200 quilómetros por cada carregamento dos seus depósitos de hidrogénio. Os clientes poderão optar por uma de duas opções: sistema eléctrico com extensor de autonomia por hidrogénio ou sistema 100% eléctrico por bateria, sem extensor de autonomia.

Assim, os novos modelos da Nikola podem ter baterias de 500 kWh, 750 kWh e 1 MWh, sendo essas versões reservadas para viagens «curtas», ao passo que as versões de hidrogénio serão focadas em viagens de longa distância. De acordo com a empresa, alguns modelos também estarão equipados com um sistema de direcção autónoma, o que reduzirá a fadiga do motorista e aumentará significativamente a segurança nas estradas.

Foto: Nikola Motor

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com