Com o IP4Log, Fordesi moderniza gestão de terminais multimodais da Infraestruturas de Portugal

Logística Comentários fechados em Com o IP4Log, Fordesi moderniza gestão de terminais multimodais da Infraestruturas de Portugal 1118
Tempo de Leitura: 3 minutos

A Fordesi procedeu à implementação a sua solução IP4Log na Infraestruturas de Portugal (IP), entidade responsável pela modernização das redes rodoviária e ferroviária nacionais, assim modernizando a gestão de terminais multimodais de mercadorias da Bobadela e Leixões.



Implementação do IP4Log é «mudança de paradigma», comunicou a Fordesi

Este passo consiste numa «mudança de paradigma» proporcionada pelo IP4Log, capaz de dialogar «com os sistemas dos agentes logísticos, tendo desmaterializado a recepção e o envio de documentação das cargas». A empresa revelou ainda, através de comunicado, que «a solução abriu-se ao sector e recebe instruções de todos os stakeholders, incluindo as Alfândegas, 24 horas por dia».

Informou a Fordesi que a IP buscava, na sua condição de gestora de terminais, «uma solução que conseguisse agilizar os processos logísticos dos seus terminais multimodais de mercadorias: as portarias rodoviárias, a expedição rodoviária e ferroviária e o parqueamento de mercadorias, e que, simultaneamente, fosse de encontro, de forma inovadora, às necessidades dos diversos stakeholders, permitindo integrar a informação dispersa por toda a cadeia logística e de transporte».

IP4Log: um hub multi-modal que suporta «processos logísticos e de transporte, portarias, documentação, processos alfandegários e facturação»

Produzido com tecnologia da Fordesi, a solução IP4Log é um hub multi-modal que suporta «de forma integrada, os processos logísticos e de transporte, portarias, documentação, processos alfandegários e facturação». Esta plataforma, explicou a Fordesi, «faz a integração com os sistemas dos parceiros externos, como a JUP/JUL do Porto de Sines, o operador ferroviário Medway e com o SAP da IP para a facturação automática, utilizando sempre standards de mensagens e tecnologias state-of-the art».

Assim, num único portal de serviços, clientes, agentes, despachantes, transportadores e alfândegas podem trocar «toda a informação de que necessitam para agilizar os seus processos logísticos dos terminais da IP». O hub mensagens digitais garante «a interoperabilidade com outros sistemas de informação e garante a rapidez e a desmaterialização dos processos», dinamizando «o atendimento nas portarias e a carga e descarga de comboios, suportando pré-autorizações online e o tratamento automático dos processos documentais entre os vários stakeholders, mitigando erros humanos e pontos únicos de falha».

Solução possibilita que a IP «faça uma gestão melhor e mais ágil»

Explica a Fordesi que o IP4Log «permite que a Infraestruturas de Portugal , com menos recursos e melhore o nível de satisfação de clientes e stakeholders, transmitindo uma imagem de eficiência e modernidade» – a conexão à JUP/JUL possibilita o câmbio de documentação, autorizações de levante e entrega, carga e descarga de comboios e a desmaterialização da documentação, «tornando o processo totalmente digital e sem intervenção humana. Por sua vez, o recurso a tecnologias mobile nas operações em parque possibilita o rápido posicionamento das mercadorias, a conferência de comboios e o registo de danos e temperaturas».

João Silva: solução permite «ganhos efectivos de eficiência»

Para João Silva, Director do Departamento de Exploração de Terminais, da Infraestruturas de Portugal, esta solução «permitiu ganhos efectivos de eficiência, assumindo-se como uma ferramenta de excelência no tratamento da gestão rodo-ferroviária da cadeia logística do  transporte de contentores, numa perspectiva de melhoria contínua».

Apenas no presente ano, são já 111 as empresas registadas na plataforma, sendo que 25% são agentes e 75% transportadores. O tempo de atendimento na portaria reduziu-se a um mínimo de 2 a 5 minutos e o número de e-mails trocados com os clientes e operadores de transporte decaiu 83%. Foram feitas cerca de 14 mil reservas e autorizações de levante online, sem qualquer recurso a e-mails. Foram ainda processados, aproximadamente, 7.000 contentores por mês para carga e descarga.



Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com