Comboio autónomo testado na Betuweroute deu «pontapé de saída» da automação ferroviária

Terrestre Comentários fechados em Comboio autónomo testado na Betuweroute deu «pontapé de saída» da automação ferroviária 317
Tempo de Leitura: 2 minutos

A automação no universo do transporte de mercadorias não progride apenas por mar e pelas estradas: também nos carris se vem fazendo a revolução da movimentação de cargas através da condução autónoma. O novo passo dado pelo transporte ferroviário nesse caminho foi dado na antecâmara do Natal, na Holanda.

Test drive na Betuweroute dá «o pontapé de saída da condução autónoma» no transporte ferroviário de cargas

A operadora de transporte ferroviário Rotterdam Rail Feeding, a gestora de infra-estrutura ProRail e a companhia multinacional Alstom levaram a cabo um test drive bem-sucedido com uma locomotiva autónoma na Betuweroute, a linha ferroviária holandesa dedicada ao transporte ferroviário de cargas. De acordo com o director de Inovação da ProRail, Chris Verstegen, este foi «o pontapé de saída da condução autónoma».

Comboio percorreu 100 quilómetros e contou com Grau de Automação de nível 2

O test drive foi seguido por jornalistas através de uma transmissão lifestream: durante o teste, o Grau de Automação de nível 2 (GoA2) foi aplicado – neste nível, o comboio assume certas tarefas de direcção que pertenceriam ao condutor do comboio; o condutor está presente na cabine e supervisiona toda a jornada. Antes do teste, um sistema de Operação Automática de Trem (ATO) foi implementado na locomotiva.

Na famosa Betuweroute, o comboio completou uma trajectória de 100 quilómetros em ambas as direcções, testando diferentes funcionalidades do sistema. Durante o teste, a locomotiva seguiu um determinado cronograma, pelo qual foi verificado se o veículo parou pontualmente e com a precisão determinada no local certo. De acordo com o Chris Verstegen da ProRail, este teste marcou o primeiro passo da revolução ferroviária do século XXI.

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com