CFM ferrovia cfm

Comboio do CFM transportou primeira carga de ferro com destino ao Porto do Sacomar

Terrestre Comentários fechados em Comboio do CFM transportou primeira carga de ferro com destino ao Porto do Sacomar 312
Tempo de Leitura: 2 minutos

Uma composição composta por 35 carruagens do Caminho-de-Ferro de Moçâmedes (CFM) partiu do Município do Cuvango, na Huíla, com mil 575 toneladas de ferro, com destino ao Porto Mineiro do Sacomar, na província do Namibe, noticiou a Angop.

CFM ambiciona atingir as 400 mil toneladas por ano

Este desenvolvimento marca o primeiro carregamento experimental do minério, que acontece ocorre após acordo entre o CFM e a Companhia Siderúrgica do Cuchi, que explora o ferro nos municípios do Cuchi e nas minas do Cutatu, no Cuvango, com exportação destinada ao Reino Unido.

Segundo define o acordo com o operador, o CFM fará, a partir de agora, uma viagem por dia com 900 toneladas do minério no sentido Cuvango – Moçâmedes, numa perspectiva de 400 mil toneladas/ano. Em declarações prestadas à Angop, o director-geral da Companhia Siderúrgica do Cuchi, Wilton Ferreira, explicou que a exploração do ferro nas minas da comuna do Cutatu, começou em Fevereiro deste ano e hoje têm um stock de 24 mil toneladas já exploradas. Segundo estudos, detalhou Wilton Ferreira, a exploração naquela mina será feita em 50 anos, sendo que, hoje em dia, um milhão de toneladas já estão compradas por países europeus e asiáticos. Foram criados 35 postos de trabalho.

A Angop recordou que, recentemente, o administrador financeiro do CFM, António Conceição, disse que com o arranque da exploração do ferro nas minas do Cutatu (Cuvango) e da Jamba, na Huíla, a contas da empresa deverão aumentar de 700 milhões para mais de mil milhões de Kwanzas/ano. Actualmente a empresa, no traçado de 905 quilómetros, entre o Namibe, Huíla e Cuando Cubango, transporta 12 mil toneladas de carga mês, número que podem chegar as 400 mil, com o processo de transporte desse minério. O CFM, com parceria da Companhia Siderúrgica do Cuchi, dotou-se de material circulante, como vagões de tipologia específica para o transporte de minérios.

Foto: Angop

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com