
Comboio do CFM transportou primeira carga de ferro com destino ao Porto do Sacomar
Terrestre 3 Maio, 2021 Comentários fechados em Comboio do CFM transportou primeira carga de ferro com destino ao Porto do Sacomar 618Uma composição composta por 35 carruagens do Caminho-de-Ferro de Moçâmedes (CFM) partiu do Município do Cuvango, na Huíla, com mil 575 toneladas de ferro, com destino ao Porto Mineiro do Sacomar, na província do Namibe, noticiou a Angop.
CFM ambiciona atingir as 400 mil toneladas por ano
Este desenvolvimento marca o primeiro carregamento experimental do minério, que acontece ocorre após acordo entre o CFM e a Companhia Siderúrgica do Cuchi, que explora o ferro nos municípios do Cuchi e nas minas do Cutatu, no Cuvango, com exportação destinada ao Reino Unido.
Segundo define o acordo com o operador, o CFM fará, a partir de agora, uma viagem por dia com 900 toneladas do minério no sentido Cuvango – Moçâmedes, numa perspectiva de 400 mil toneladas/ano. Em declarações prestadas à Angop, o director-geral da Companhia Siderúrgica do Cuchi, Wilton Ferreira, explicou que a exploração do ferro nas minas da comuna do Cutatu, começou em Fevereiro deste ano e hoje têm um stock de 24 mil toneladas já exploradas. Segundo estudos, detalhou Wilton Ferreira, a exploração naquela mina será feita em 50 anos, sendo que, hoje em dia, um milhão de toneladas já estão compradas por países europeus e asiáticos. Foram criados 35 postos de trabalho.
A Angop recordou que, recentemente, o administrador financeiro do CFM, António Conceição, disse que com o arranque da exploração do ferro nas minas do Cutatu (Cuvango) e da Jamba, na Huíla, a contas da empresa deverão aumentar de 700 milhões para mais de mil milhões de Kwanzas/ano. Actualmente a empresa, no traçado de 905 quilómetros, entre o Namibe, Huíla e Cuando Cubango, transporta 12 mil toneladas de carga mês, número que podem chegar as 400 mil, com o processo de transporte desse minério. O CFM, com parceria da Companhia Siderúrgica do Cuchi, dotou-se de material circulante, como vagões de tipologia específica para o transporte de minérios.
Foto: Angop