Medway Sines ferrovia

Comboios de 740 metros: a chave para obter uma maior competitividade «a curto prazo»

Logística, Terrestre Comentários fechados em Comboios de 740 metros: a chave para obter uma maior competitividade «a curto prazo» 484
Tempo de Leitura: 1 minutos

O painel ‘A interoperabilidade ibérica e europeia. O Corredor Atlântico’, que integrou o 14º Congresso da ADFERSIT, debateu a ferrovia e as questões prementes ligadas à interoperabilidade. Carlos Vasconcelos, administrador da Medway, voltou a enfatizar a implementação de comboios de 740 metros como uma das chaves para uma maior competitividade do sector ferroviário de mercadorias já no presente.

Bitola europeia sim, mas para um futuro…ainda distante

Carlos Vasconcelos MedwayPara Carlos Vasconcelos, idealizar, para o futuro, a introdução da bitola europeia não é de menosprezar; contudo, tal empreitada é dispendiosa e morosa, retirando foco, recursos e tempo para as prioridades, que, advoga, farão toda a diferença já no presente: criar condições para a aposta em comboios de 740 metros (face aos de 400 metros). Para a especialista, tal progresso é passível de transformar a competitividade da ferrovia.

«Com o modelo actual de linhas, se formos capazes de fazer comboios de 740 metros em bitola ibérica, garanto-vos que a ferrovia é competitiva. Obviamente, para preparar o futuro, estou de acordo com a sugestão de começarmos já a estudar e planear. Mas corremos é o risco de atrasar as medidas dos 750 metros, da electrificação e todas essas questões que custam menos dinheiro e são mais facilmente realizáveis e exequíveis a curto prazo e que nos permitiriam ter uma ferrovia mais competitiva a curto prazo. De outra forma, não conseguiremos», argumentou.

A bitola europeia levará tantos anos para ser instalada que o resultado seria adiarmos a competitividade da ferrovia, afectando assim a competitividade da indústria portuguesa. Avancemos com as medidas mais simples, menos dispendiosas e para as quais há financiamentos.

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com