Bruxelas multa quatro operadoras por cartelização no transporte marítimo de veículos

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A Comissão Europeia decidiu, ontem, multar quatro operadoras marítimas por terem participado num esquema de cartelização ligado ao transporte de veículos, numa clara violação das leis da Concorrência comunitárias. A penalização pecuniária ascendeu aos 395 milhões de euros.



CSAV, K Line, NYK e WWL-EUKO multadas em 395 milhões de euros

Em comunicado, a Comissão Europeia divulgou a imposição das multas – no contexto do segmento ‘ro-ro’ – aplicadas às companhias CSAV, K Line, NYK e WWL-EUKO, culpando as quatro da formação de um cartel com o objectivo de concertar preços e procurar dividir a clientela para seu benefício. Uma quinta operadora marítima, a MOL, viu também o seu nome envolvido no processo, mas escapou à sanção por ter alertado a Comissão Europeia sobre a situação ilegal que decorria.

Concertação de preços durou cerca de seis anos, especificou a Comissão Europeia

A sanção não será surpresa para nenhuma das operadoras, já que todas as cinco tinham já admitido a culpa. «Durante quase seis anos, entre Outubro de 2006 e Setembro de 2012, os responsáveis de vendas destas empresas reuniram-se nos escritórios de uns e outros, em bares, restaurantes e até em ocasiões sociais. Houve também contacto regular através de via telefónica», apontou a Comissão Europeia na deliberação.

«Nessas discussões, as cinco companhias marítimas coordenaram preços, dividiram e distribuíram clientes entre elas e trocaram informação comercial sensível que as ajudou a concertar os preços. Em vez de competirem, ajudaram-se umas às outras em determinadas rotas ou face a certos clientes, ao fixarem preços elevados deliberadamente», prosseguiu a Comissão, detalhando os desvios levados a cabo pelas cinco operadoras durante seis anos.

Também a MOL estava envolvida no cartel mas escapou à multa de Bruxelas (que podia ser superior a 200 milhões de euros) por ter contribuído para a investigação.



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