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Comissão Europeia autoriza Itália a incentivar tráfego ferroviário na ligação com o Porto de Génova

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A Comissão Europeia aprovou recentemente um plano de auxílio gizado pelo governo italiano com o objectivo de promover, através da atribuição de um montante de nove milhões de euros, a transferência modal de mercadorias, da rodovia para a ferrovia, na conexão com o Porto de Génova.

Esta medida de auxílio à mudança de paradigma, favorecendo o método ferroviário no cômputo logístico, começará a ser implementada antes do fim do presente ano, por meio de um subsídio à concessionária de serviços ferroviários que opera no Porto de Gênova e de outro para as empresas de logística e operadores de transporte multimodais – a meta é a promoção do uso transporte ferroviário e das soluções intermodais.

Comissão Europeia: ferrovia é trunfo no processo de descarbonização

Segundo adiantaram, esta semana, as imprensas italiana e espanhola, a Comissão Europeia considera que este tipo de estímulo, em prol da componente ferroviária, é benéfico para o ambiente, sendo encarado como um pilar do processo de descarbonização do sector dos Transportes, uma vez que o comboio polui significativamente menos que o transporte rodoviário, além de não provocar congestionamentos.

A Comissão Europeia considera-se que esse trunfo ferroviário será particularmente importante no Porto de Génova, devido às graves perturbações no tráfego e na conectividade que a cidade italiana sofreu, na sequência do trágico colapso da ponte de Morandi, ocorrido em Agosto de 2018.

Neste contexto de combate ambiental, recorde-se que, recentemente, Carlos Vasconcelos, administrador da empresa ferroviária Medway, frisou que o transporte ferroviário é, sem dúvida, o mais indicado para o impulso do processo de descarbonização. «A ferrovia é comprovadamente o meio de transporte mais amigo do ambiente», declarou, em entrevista ao jornal ‘Público’.

As declarações de Carlos Vasconcelos foram prestadas na sequência da divulgação da criação de um Certificado de Transporte Sustentável que revela às empresas quanto reduzem a pegada ambiental pela utilização do comboio para o transporte de mercadorias.

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