Comissão Europeia bloqueia fusão Siemens-Alstom

Empresas, Terrestre Comentários fechados em Comissão Europeia bloqueia fusão Siemens-Alstom 466
Tempo de Leitura: 2 minutos

A Comissão Europeia (CE) já tinha revelado preocupações quanto à possibilidade de fusão entre as companhias Alstom e Siemens, admitindo que a materialização da operação pudesse reduzir a concorrência no sector. Depois de avaliar de forma aprofundada a operação, ao abrigo das leis de concorrência da UE, deu agora o “chumbo” ao negócio.

A Comissão anunciou a decisão esta Quarta-feira, recordando que a Europa está muito dependente de um sistema ferroviário seguro e moderno. «Sem as devidas adaptações, essa fusão resultaria em preços mais altos para os sistemas de sinalização que mantêm os passageiros seguros e para as próximas gerações de comboios de alta velocidade», admite a Comissão, frisando que o chumbo se deve ao facto das empresas não estarem «dispostas a resolver os sérios problemas de concorrência», de acordo com as palavras da Comissária Europeia para a Concorrência, Margrethe Vestager.

Sinalização e alta velocidade são áreas críticas

«A fusão iria criar um líder de mercado indiscutível em alguns mercados de sinalização e um operador dominante nos comboios de alta velocidade. Teria reduzido significativamente a concorrência em ambas as áreas, privando os clientes, incluindo operadores ferroviários e gestores de infraestruturas ferroviárias, de uma escolha de fornecedores e produtos», admite a CE.

As duas companhias já reagiram à decisão da Comissão, em comunicado conjunto. «A Siemens e a Alstom lamentam que as adaptações que propuseram, incluindo melhorias recentes, tenham sido considerados insuficientes pela Comissão. As adaptações eram extensivas e abrangiam todas as preocupações levantadas pela Comissão em relação à sinalização e comboios de alta velocidade», pode ler-se no comunicado. O certo é que a Comissão achou insuficiente e o negócio foi inviabilizado…

Author

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com