Comissão Europeia: von der Leyen implementará novas taxas ambientais sobre os transportes

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A próxima presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, colocou a política ambiental como sua principal prioridade e pretende alterar a estratégia da União Europeia, rumo a objectivos mais ambiciosos, nomeadamente com a intenção de redigir um Pacto Verde Europeu nos seus primeiros 100 dias no cargo, que incluirá o primeiro acto legislativo europeu sobre o clima, consagrará como norma o objectivo de neutralidade climática para 2050.

«As emissões de carbono devem ter um preço», disse von der Leyen

Com este objectivo, Ursula von der Leyen, que tomará posse no dia 1 de Novembro de 2019 (para suceder a Jean-Claude Juncker), já fez mudanças na política ambiental do sector de transportes. «As emissões de carbono devem ter um preço. Todas as pessoas e sectores terão que contribuir», anuncia o documento que apresenta a sua agenda política para o período 2019-2024.

Von der Leyen anunciou que proporá «a ampliação do regime de comércio de licenças de emissão da UE, a fim de abranger o sector marítimo e reduzir os direitos livres atribuídos às companhias aéreas». A responsável vincou ainda que pretende alargar esta abrangência ao sector da construção. «Os diferentes sistemas terão de convergir até 2030, se quisermos ser climaticamente neutros até 2050», alertou.

Von der Leyen planeia também implementar um imposto sobre o carbono nas fronteiras, para evitar «fugas de carbono» e garantir que as empresas «possam competir em igualdade de condições». Este plano, explica, «deverá estar em total conformidade com as regras da Organização Mundial do Comércio: começará com uma série de sectores selecionados e será gradualmente ampliado».

Como complemento a estas novas exigências, Von der Leyen propõe transformar o Banco Europeu de Investimento no Banco Europeu do Clima, de modo que 50% do seu financiamento seja dedicado à luta contra as alterações climáticas em todo o mundo.

“Ursula von der Leyen”by theglobalpanorama is licensed under CC BY-SA 2.0

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