Porto Aveiro ramal ferroviário

Concessionária das minas de Moncorvo quer exportar ferro através dos portos de Aveiro e Sines

Marítimo, Terrestre Comentários fechados em Concessionária das minas de Moncorvo quer exportar ferro através dos portos de Aveiro e Sines 362
Tempo de Leitura: 2 minutos

De acordo com os planos da nova concessionária das minas de Moncorvo, a exportação de ferro que se iniciará este mês de Julho, com contributo vital da ferrovia, não beneficiará apenas o Porto de Leixões – no futuro, também os portos de Sines e de Aveiro poderão entrar na equação, podendo assim, caso a meta se concretize, adicionar novos tráfegos de cargas aos seus portefólios.

Concessionária das minas de Moncorvo também pode apostar em Sines e Aveiro

Em matéria noticiosa publicada recentemente pelo ‘Dinheiro Vivo‘, a mensagem da empresa Aethel Mining deixa antever uma intenção de, consoante a evolução da actividade, apostar, não apenas no Porto de Leixões, como também nos portos de Sines e Aveiro no que toca ao processo de exportação deste minério para o centro da Europa. Por agora, a aposta imediata no porto nortenho implica a revitalização da Linha do Douro.

Recorde-se que a circulação de mercadorias tem sido residual neste linha ferroviária, sendo expectável que, agora, sofra uma grande reanimação: a partir das minas de Moncorvo, serão enviadas até 1400 toneladas de ferro por dia para o Porto de Leixões e que terão como destino o mercado europeu, como explica a reportagem da publicação digital. A empresa espera, no entanto, poder aumentar este volume.

Uma das soluções em cima da mesa, numa segunda fase do projecto, passará pela aposta na multimodalidade, fazendo uso complementar da via fluvial para movimentar as cargas. O presente passa por transportar o ferro em camiões até à estação de comboios do Pocinho, em Foz Côa. Daí, seguirá de comboio por toda a linha do Douro, chegando ao Porto de Leixões depois de passar pela concordância de São Gemil.

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com