estradas

Concurso para a ligação Évora-Elvas arrancará nos próximos 30 dias

Terrestre Comentários fechados em Concurso para a ligação Évora-Elvas arrancará nos próximos 30 dias 446
Tempo de Leitura: 2 minutos

Dentro de 30 dias será lançado o concurso relativo à ligação ferroviária Évora-Elvas, considerado, por Pedro Marques, como o «o maior concurso de há muitos anos», cifrado em «cerca de 400 milhões de euros». A informação foi dada na passada Quinta-feira pelo próprio ministro do Planeamento e das Infra-estruturas.


«Momento de viragem na ferrovia portuguesa», diz Pedro Marques

Num debate sobre o tema das necessidades de investimento nos serviços públicos, o ministro do Planeamento e das Infra-estruturas sublinhou que nos próximos 30 dias o Executivo dará início ao projecto de modernização do troço entre Elvas e a fronteira espanhola, bem como, na linha da Beira Baixa, entre Covilhã e Guarda.

Nas palavras de Pedro Marques, o projecto de modernização definirá «o momento de viragem na ferrovia portuguesa» – arrancará assim, segundo o líder da pasta, um período que contrastará com o parco investimento efectuado pelo Governo anterior, que, segundo o ministro, apenas avançou, no contexto do Plano Estratégico de Transportes e Infra-estruturas  (PETI), com «dois projectos técnicos, que representavam do menos de 1,5% do investimento que ficou previsto no ferrovia 2020».

Ligação Évora-Elvas será o «maior concurso de linha férrea em 100 anos»

Para o ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, a ligação ferroviária Évora-Elvas tratar-se-à do «maior concurso de linha férrea em 100 anos» e assegurará uma conexão dotada de maior competitividade, assim beneficiando a ligação do Porto de Sines ao país vizinho e também à Europa.

Avança o ‘Jornal de Negócios’ que a comparticipação estatal para a ligação ferroviária entre Évora e Elvas perfazerá 264 milhões de euros, com o restante a ser pago pelos fundos do mecanismo Interligar a Europa. No conjunto, o corredor internacional Sul, de Sines à fronteira, terá um custo de 626 milhões, e entrará ao serviço no fim de 2021.



Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com