Concurso público para o troço Évora-Elvas foi lançado esta segunda-feira

Terrestre Comentários fechados em Concurso público para o troço Évora-Elvas foi lançado esta segunda-feira 886
Tempo de Leitura: 3 minutos

A Infra-estruturas de Portugal (IP) materializou hoje o lançamento do Concurso Público para a nova Linha de Évora, troço ferroviário entre Évora e a Linha de Leste, junto a Elvas, que integrará o futuro Corredor Internacional Sul – esta terá uma extensão de cerca de 100 quilómetros, «80 dos quais de construção nova, em via única electrificada, balastrada com carril UIC60 e travessa de betão polivalente», informou a IP.



«Maior extensão de caminho-de-ferro construída há mais de um século» em Portugal

O arranque da edificação da nova ligação ferroviária «é assinalado com o lançamento do Concurso Público para a construção do troço com 20,5 quilómetros de extensão entre Évora Norte e Freixo, seguindo-se, nas próximas semanas, o lançamento dos concursos para a construção dos troços entre Freixo e Alandroal, com 20,5 quilómetros, e entre Alandroal e a Linha de Leste, com 38,8 quilómetros de extensão», adiantou a IP.

De acordo com a IP, «a construção desta nova plataforma ferroviária constituirá a maior extensão de caminho-de-ferro construída há mais de um século no nosso país», palavras que vão ao encontro daquelas anteriormente proferidas pelo líder da pasta do Planeamento e Infra-estruturas, Pedro Marques. A futura Linha entre Évora e Elvas representa um investimento de 530 milhões de euros, comparticipado por fundos europeus.

Modernização do troço da Linha do Leste arrancou hoje

comissao europeiaTiveram também hoje início os trabalhos referentes à modernização do troço da Linha do Leste, com 11 quilómetros de extensão, entre Elvas e Caia (fronteira com Espanha) e que integra o futuro Corredor Internacional Sul. Como informou a IP, «trata-se de um investimento no valor de 23,2 milhões de euros» que contará com financiamento comunitário (50% para o projecto, 40% para os trabalhos no terreno) envolverá várias outras intervenções.

Entre estes estão a ampliação da Estação Ferroviária de Elvas, a renovação total da super-estrutura de via, a construção de maciços de catenária para a electrificação, a estabilização de taludes e construção de estruturas de suporte e contenção, a instalação de infra-estruturas para futura implementação de sinalização electrónica e a melhoria da segurança na circulação rodo-ferroviária, através da Construção de desnivelamentos rodoviários e restabelecimentos.

«Dia histórico» que «consolida rede transeuropeia» e reforça ligações entre os dois países, afirmou Pedro Marques

O evento, realizado Museu de Arte Contemporânea de Elvas, juntou os primeiros-ministro de Espanha e Portugal e contou ainda com a presença de Violeta Bulc, comissária europeia dos Transportes e de Pedro Marques, ministro do Planeamento e das Infra-estruturas. Aludindo a um «dia histórico», Pedro Marques considerou que dia assinalou o passo decisivo para «a consolidação da rede transeuropeia de transportes» e para «o reforço de ligações» entre os países vizinhos.

O governante caracterizou o investimento de «estruturante», sendo de «importância decisiva» para a consolidação estrutural da rede ferroviária enquanto instrumento agregador da própria coesão europeia; Pedro Marques ressalvou ainda a importância do projecto para a «conectividade» entre Portugal e Espanha, tendo a capacidade para facilitar o índice de mobilidade de passageiros e de mercadorias.

Projecto com impacto positivo no Porto de Sines

Durante a sua intervenção, Pedro Marques acentuou ainda o impacto positivo que o projecto ferroviário terá no Porto de Sines, destacando que os comboios de mercadorias que partirão de Sines terão uma redução de custos «superior a 30%». «Mas os benefícios não se esgotam no porto de Sines, beneficiará na mesma medida nas acessibilidades aos portos de Setúbal e de Lisboa, que ganharão assim igual folgo adicional», completou.

Leia também:

Violeta Bulc teceu elogios ao compromisso de Portugal e Espanha nos projectos ferroviários



Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com