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Concurso para a reabilitação da Linha do Norte entre Espinho e Gaia «ficou deserto», revelou a IP

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De acordo com a Infra-estruturas de Portugal (IP), o concurso público internacional que visava reabilitar 17 quilómetros da Linha Ferroviária do Norte entre Espinho, no distrito de Aveiro, e Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, «ficou deserto».

Lançado em Março passado, o concurso contemplava uma obra estimada em 49 milhões de euros e integrava um projecto mais alargado de 160 milhões para requalificação da ferrovia entre Gaia e o concelho de Ovar, logo a sul do de Espinho também no distrito de Aveiro.

«O concurso ficou deserto, uma vez que não foram apresentadas propostas válidas de acordo com requisitos exigidos no programa. Os preços indicados eram superiores ao preço base do procedimento», confirmou à agência Lusa fonte oficial da Infraestruturas de Portugal.

«Cinco empresas apresentaram apenas o Anexo II – Declaração de Indicação de Preço Contratual e quatro apresentaram declarações justificativas para não-apresentação de proposta», acrescentou a mesma fonte. Confrontada com a inexistência de candidaturas válidas, o conselho de administração da IP «deliberou pela não-adjudicação da empreitada» e pelo «lançamento de um novo procedimento».

Os trabalhos no troço Espinho-Gaia da Linha do Norte fazem parte do programa de investimentos Ferrovia 2020, para requalificação da Rede Ferroviária Nacional, e visam a renovação integral da super-estrutura de via, bem como a eliminação de todas as passagens de nível rodoviárias e pedonais, o que implicaria depois a construção de 17 travessias desniveladas.

De acordo com o Diário de Notícias, a obra prevê também o alteamento e alargamento de plataformas de acesso de estações e apeadeiros e a criação de duas vias de resguardo electrificadas, com 750 metros, para aumento da capacidade da via no transporte de mercadorias.

Com Lusa e DN

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