Condutores de pesados: Conselho Europeu propõe medidas para tornar profissão mais atractiva

Terrestre Comentários fechados em Condutores de pesados: Conselho Europeu propõe medidas para tornar profissão mais atractiva 7507
Tempo de Leitura: 1 minutos

O Conselho Europeu formulou novas regras que incidem sobre a profissão de motorista de camião, numa clara tentativa de tornar o trabalho mais atractivo – recorde-se que a profissão está em avultada perda, com a estatística a demonstrar uma tendência gritante de escassez de condutores de pesados no sector do transporte de cargas, já noticiada pela nossa publicação.

Condições de trabalho, destacamento e regulamentos da condução em cima da mesa

Estas novas estipulações comunitárias incidem directamente sobre as condições de trabalho dos motoristas, sobre o dossier do destacamento e sobre a (mais eficaz) aplicação dos regulamentos afectos à condução. No arranque deste mês, o Conselho Europeu votou para aprovar as propostas da Comissão Europeia, com o objectivo de reformar o sector de transporte rodoviário.

Novas regras visam maior justiça e eficiência para condutores e empresas de transporte

«O acordo é sobre fornecer regras mais justas para condutores e empresas de transporte, e maior eficiência para as autoridades nacionais de controle», comentou Norbert Hofer, ministro dos Transportes, Inovação e Tecnologia da Áustria. «Os condutores profissionais irão beneficiar de melhores condições de trabalho e as empresas que operam em diferentes Estados-membros beneficiarão de maior segurança jurídica e de menos burocracia», afiançou.

Entre as medidas propostas está a sugestão de que todo o camião que transporte mercadorias pelas fronteiras internas da Europa esteja munido de um tacógrafo inteligente até finais de 2024, assim permitindo o registo do cruzamento de fronteiras e a localização de actividades e carga e descarga. As propostas irão agora transitar para o Parlamento Europeu, para um acordo derradeiro sobre o texto final.

Author

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com