Conectividade marítima (UNCTAD) em 2019: Portugal na 31ª posição, Espanha fecha o ‘top-10’

Marítimo Comentários fechados em Conectividade marítima (UNCTAD) em 2019: Portugal na 31ª posição, Espanha fecha o ‘top-10’ 359
Tempo de Leitura: 2 minutos

Portugal encontra-se na 31ª posição do Índice de Conectividade Marítima (Liner Shipping Connectivity Index), traçado pela UNCTAD (Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento), com o país vizinho, a Espanha, a conseguir um lugar no ‘top-10’ do ranking.

A tabela de conectividade marítima, divulgada no passado dia 17 de Julho, coloca a China na liderança deste quesito, com uma pontuação de 151,91 (cresceu 51% desde 2006). Em segundo lugar está Singapura (108.08) e, a fechar o pódio, a Coreia do Sul (com 105.11). As três posições cimeiras permaneceram inalteradas de 2018 para 2019. A Europa também está representada em peso, com 4 bandeiras (Reino Unido, Países Baixos, Espanha e Bélgica) no ‘top-10’ do ranking. Pelo meio, ficaram os EUA, na quinta colocação, com um índice de 90.00.

Portugal ocupa a 31ª colocação com uma pontuação de 47.14, enquanto o seu vizinho espanhol classificou-se com um índice de 84.21. Imediatamente antes de Portugal estão o Panamá, a Suécia, Dinamarca e a Polónia. Esta classificação significa que Portugal desceu, em 2019, dez colocações neste ranking da UNCTAD. Os dados são obtidos pela UNCTAD, Divisão de Tecnologia e Logística, com base no MDS Transmodal.

Este índice é gerado a partir de seis componentes: o número de escalas de navios programadas por semana no país; a capacidade anual implantada em Unidades equivalentes a 20 pés (TEU) no país; o número ou serviços regulares de transporte marítimo de e para o país; o número de companhias de navegação que fornecem serviços de e para o país; o tamanho em TEU do maior navio que é implantado em serviços programados de e para o país; o número de outros países que estão conectados ao país através de serviços directos de transporte marítimo.

 

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com