Conexão ferroviária Yiwu-Madrid já rendeu tráfego de 500 mil contentores desde 2014

Terrestre Comentários fechados em Conexão ferroviária Yiwu-Madrid já rendeu tráfego de 500 mil contentores desde 2014 420
Tempo de Leitura: 1 minutos

Apesar de, no papel, Espanha não ter-se vinculado à mega-iniciativa One Belt One Road, na prática, está bem enraizado no sistema logístico espanhol o conceito chinês idealizado pelo Executivo de Xi Jinping – desde 2014, ano da inauguração a ligação ferroviária entre Madrid e Yiwu (no Leste da China), os comboios de mercadorias fizeram 600 viagens e transportaram 500.000 contentores.

A ligação, inaugurada há cinco anos no contexto da iniciativa One Belt One Road, vem comprovar o compromisso espanhol em materializar o seu papel de player europeu mais ocidental no projecto internacional que visa agilizar os fluxos de cargas entre continentes. Tanto na ferrovia como no domínio portuário, Espanha continua a estar na linha da frente para ser um dos pesos pesados do traçado logístico da mega-iniciativa.

Citado pela agência EFE, o embaixador chinês em Espanha, Lyy Fan, explicou que a ligação Madrid-Yiwu é um «marco importante» do gigantesco projecto de infra-estruturas lançado por Pequim, e que visa reforçar a conectividade entre o Sudeste Asiático, Ásia Central, África e Europa. Lyy realçou ainda o facto de a China ser, actualmente, o maior parceiro comercial de Espanha fora da União Europeia.

Recorde-se que Portugal, que já se vinculou oficialmente ao projecto chinês, pretende integrar uma rota atlântica no projecto, contando para tal com o trunfo geoestratégico que é, neste contexto, o Porto de Sines, assim conectando as rotas do Extremo Oriente ao oceano Atlântico, beneficiando do alargamento do canal do Panamá.

Com EFE e Lusa

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com