Congestionamento: aumento das tarifas causará fila de contentores de LA até Nova Iorque

Marítimo Comentários fechados em Congestionamento: aumento das tarifas causará fila de contentores de LA até Nova Iorque 398
Tempo de Leitura: 2 minutos

A saga da guerra de tarifas está para durar e acumulam-se os alertas (provenientes de vários especialistas) sobre as possíveis consequências nefastas da política proteccionista encabeçada por Donald Trump. Agora foi a vez do director executivo do Porto de Los Angeles (LA), Gene Seroka, vir a público avisar sobre os efeitos dos aumentos tarifários na performance dos portos americanos.



Tarifas prejudicarão porto: imagine uma fila de contentores, de Los Angeles até Nova Iorque…e voltar!

Um dos expoentes máximos do sistema portuário dos EUA, o Porto de Los Angeles, poderá ter em risco, no futuro,  cerca de um quarto do volume de cargas devido às agravamentos tarifários preconizados pelo presidente do país contra a China. Em declarações à cadeia televisiva CNBC, Gene Seroka afirmou que as medidas poderão ter um efeito determinante em cerca de 25% da carga do porto, podendo causar até uma acumulação de contentores carregados com potencial para se estender, de LA até…Nova Iorque.

Questionado sobre a intensidade deste efeito pernicioso, Seroka foi taxativo: «Estimamos que cerca de 25% de toda a nossa carga seja afectada pelo agravamento de tarifas», atirou. «Isso seria equivalente a ter os tais contentores alinhados, de Los Angeles até Nova Iorque…e voltar», ilustrou. «Cerca de metade das importações dos EUA são destinadas à manufactura. O nosso negócio não lida muito bem com a incerteza e todos estão a reagir para superarem esta dificuldade».

Porto de Los Angeles registou máximos em Julho mas política de Trump pode deitar tudo a perder

Recorde-se que o Porto de Los Angeles é o porto mais concorrido no que toca à movimentação de contentores, manuseando cerca de 285 mil milhões de dólares de produtos por ano, 18% de toda a carga movimentada nos EUA. Recebe, todos os anos, 134 mil milhões de dólares em importações da China e exporta 11,2 mil milhões. Em Julho passado registou um pico histórico de carga, mas, dado o contexto, o futuro parece não se afigurar muito risonho.



Photo: By NickCPrior – Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=14442178

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com