marítima

Conselho Português dos Carregadores critica fundamentos das sobretaxas de combustível

Marítimo Comentários fechados em Conselho Português dos Carregadores critica fundamentos das sobretaxas de combustível 340
Tempo de Leitura: 2 minutos

A imposição de sobretaxas de combustível, extensivamente já analisada na Revista Cargo, tem já repercussões a nível nacional: através de um comunicado, o Conselho Português de Carregadores (CPC) mostrou-se frontalmente contra as justificações das companhias marítimas. Recorde-se que à MSC, Maersk Line e CMA CGM juntou-se, recentemente, a aliança japonesa ONE.



Segundo o CPC, a tomada de uma decisão deste cariz implica a ruptura de um compromisso com vista ao fomento da transparência no sector no que toca aos mecanismos de aumentos da factura do combustível (opinião não partilhada pela iContainers), que depois é reflectida directamente nos carregadores. Para o conselho, as explicações que sustentam a aplicação das sobretaxas não são pertinentes ou aceitáveis.

Conselho Português dos Carregadores argumenta que justificações das transportadoras não têm suporte real

«Apesar do preço médio do petróleo no mercado internacional ser estimado em cerca de 65 USD em 2018 e em 60 USD em 2019, o facto de em Maio de 2018 o petróleo ter atingido valores entre 75 USD – 80 USD, estes valores não podem ser argumento para aumentar os custos de transporte marítimo, uma vez que o preço médio em 2018 será inferior» argumenta, em conformidade, o CPC.

Criticando aquilo que parece ser «um alinhamento estratégico entre companhias», o CPC mostra preocupação com a contrariedade dos princípios do «compromisso da GRI», acordada entre as transportadoras marítimas e União Europeia em 2016, sobre o fomento da «transparência nos preços marítimos incluindo a não publicação e comunicação do aumento geral de tarifas (GRI)».

Recorde-se que, há sensivelmente duas semanas, o Fórum Global dos Carregadores mostrou a sua insatisfação perante as novas medidas impostos pelas principais transportadoras marítimas, com Chris Welsh a dar voz ao protesto dos carregadores.



Author

Back to Top

© 2018 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com