indra edificio

Conselho de Administração da Indra aprova novo Plano Director de Sustentabilidade

Empresas Comentários fechados em Conselho de Administração da Indra aprova novo Plano Director de Sustentabilidade 249
Tempo de Leitura: 5 minutos

O Conselho de Administração da Indra aprovou um Plano Director de Sustentabilidade para o período 2020-2023, cujo principal objectivo é reforçar a liderança da empresa nesta área e transformá-la num elemento estratégico e diferencial através da implementação de ações específicas.

Conselho de Administração deu luz verde ao Plano Director de Sustentabilidade

O Plano Director de Sustentabilidade é inspirado nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, uma referência em sustentabilidade a nível global, e pela Política de Sustentabilidade da Indra, renovada em Março deste ano, visando «reforçar o modelo de governação da empresa para um negócio responsável, promover a sua tecnologia com impacto no desenvolvimento sustentável, contribuir para combater as alterações climáticas e proteger o meio ambiente, bem como reforçar a relação com os diferentes stakeholders da empresa, tais como profissionais, investidores, clientes, parceiros, fornecedores, ou a sociedade em geral, promovendo a criação de valor a longo prazo», informou a Indra, via comunicado, ao qual acedemos.

IndraO Plano estabelece 28 iniciativas específicas englobadas em sete pilares, com KPIs e indicadores detalhados para medir o ponto de partida e a evolução. Os pilares são: Boa Governação, Ética e Transparência; Planeta e Alterações Climáticas; Pessoas e Talento; Sociedade e Compromisso com a Comunidade; Oferta Tecnológica com Impacto; Relação com Stakeholders e Transformação Cultural. Entre as iniciativas para assegurar que a empresa se rege pelas melhores práticas de Boa Governação, Ética e Transparência, a Indra anunciou que irá «reforçar o modelo de gestão de riscos em matéria de ESG (Environmental, Social and Government)», e continuar a trabalhar para «garantir uma maior segurança da informação, privacidade e protecção de dados ou avançar na implementação dos Princípios Orientadores das Empresas e dos Direitos Humanos».

A empresa antecipa melhorar a medição e redução da pegada de carbono e a eficiência energética, progressos na adopção das recomendações da Task Force for Climate-related Financial Disclosures e a gestão dos resíduos de forma mais responsável, de acordo com os princípios da economia circular.

«Oferta tecnológica com impacto», afiança a Indra

A maioria dos produtos e serviços, lembra a Indra, já tem impacto na sustentabilidade, quer através da redução das emissões, quer através da melhoria da Segurança e Saúde. «A empresa quer dar a conhecer esta realidade, valorizá-la e posicionar-se como um aliado tecnológico para a sustentabilidade dos seus clientes», frisa o comunicado. A empresa pretende, além disso, «desenvolver uma oferta específica de sustentabilidade e conceber e implementar soluções tecnológicas que respondam aos desafios sociais e ambientais através da inovação».

Com o novo Plano, acrescenta, pretende também incorporar critérios ESG na conceção e produção dos seus produtos e serviços. Este ano, a quarta edição da sua iniciativa de intra-empreendedorismo e inovação, Innovators, está centrada na sustentabilidade e nas soluções pós-Covid, «oferecendo aos profissionais desafios com uma forte componente social e ambiental», pode ler-se no comunicado.

Indra: as pessoas no centro da equação

As pessoas e o talento estão no centro dos esforços da Indra para criar um ambiente de trabalho motivador que promova a inovação, o compromisso e igualdade de oportunidades. A satisfação, o compromisso, a saúde e bem-estar dos profissionais, bem como a promoção da diversidade e igualdade e o desenvolvimento de um ambiente inclusivo para os profissionais com deficiências são o foco das iniciativas planeadas nesta área.

A promoção das vocações tecnológicas (STEM – Science, Technology, Engineering and Mathematics), o incentivo ao voluntariado corporativo e desenvolvimento de parcerias para a sustentabilidade com associações, instituições e entidades nacionais e internacionais, são a espinha dorsal do objectivo de gerar um impacto social positivo e contribuir para o desenvolvimento das comunidades onde a Indra está presente.

Liderança em sustentabilidade

Para destacar a liderança da Indra na sustentabilidade, o Plano Director de Sustentabilidade prevê o reforço do diálogo com os stakeholders, a melhoria da comunicação e de conteúdos ESG publicados pela Indra. Refira, neste contexto, que a empresa foi incluída como uma das empresas líderes em sustentabilidade a nível mundial no The Sustainability Yearbook 2020, o relatório mais prestigiado nesta área; mantém-se no Índice Dow Jones de Sustentabilidade há 14 anos consecutivos; acaba de renovar a sua permanência no Índice FTSE4Good pelo quinto ano consecutivo. Também tem estatuto Prime no índice ISS-ESG; e os analistas da Morgan Stanley dão-lhe a segunda melhor classificação (AA) no seu índice MSCI.

Compromisso mensurável

O Comité de Sustentabilidade do Conselho de Administração, criado no final de 2019, irá rever periodicamente o progresso do Plano Director de Sustentabilidade, que será supervisionado diariamente por um Comité de Sustentabilidade composto por responsáveis de diferentes áreas da empresa. Entre muitos outros KPIs, alguns dos indicadores que serão tidos em conta para avaliar o progresso do Plano são: a percentagem de profissionais formados em segurança da informação e protecção de dados; o cálculo da pegada de carbono e a redução do consumo de energia nos centros de trabalho, as toneladas de CO2 evitadas pelo desenho ecológico ou as emissões geradas pelas deslocações dos trabalhadores ou viagens de negócios; a percentagem de mulheres, pessoas que podem fazer teletrabalho, pessoas com deficiências na empresa ou vagas cobertas pela mobilidade interna; o investimento na Acção Social ou o número de beneficiários das iniciativas STEM ou de voluntariado.

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com