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Conselho Europeu define proposta para cortar emissões de CO2 dos pesados em 30% até 2030

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Foi hoje dado novo passo pela União Europeia (UE) com vista à redução dos níveis de CO2 – depois de ontem o Conselho e o Parlamento Europeu terem acordado sobre as metas de CO2 para ligeiros e carrinhas, foi agora a vez de uma resolução – inédita – tendo em vista objectivos de redução para os veículos pesados.

O Conselho Europeu acordou hoje a sua posição (abordagem geral) sobre uma proposta de redução das emissões de CO2 dos novos veículos pesados. Este acordo permite o arranque de negociações com o Parlamento Europeu. A partir de 2025, os novos camiões e autocarros emitirão em média menos 15% de CO2 – um valor que duplicará em 2030 e que será essencial para o respeito dos princípios do Acordo de Paris.

As regras hoje acordadas significam que entre 2020 e 2030 serão emitidos menos 54 milhões de toneladas de CO2, o que corresponderá ao total anual de emissões de CO2 da Suécia – a proposta «faz parte dos nossos esforços para descarbonizar o sector de transporte rodoviário«, sendo «um passo importante para alcançar as metas do Acordo de Paris», afirmou esta tarde o Conselho Europeu, através de uma missiva publicada no site oficial.

O Conselho mantém o objectivo global de redução das emissões de CO2 da frota de veículos pesados ​​da UE a partir de 2025, em comparação com os níveis de emissões de 2019, de 15%, tal como proposto pela Comissão Europeia.  Introduz também uma meta de redução vinculativa de 30% a partir de 2030.

Está prevista uma sanção financeira sobre as emissões excedentárias para os fabricantes que não cumpram com os objectivos de redução das emissões de CO2, estando também previsto um sistema de incentivos, no qual os veículos de zero e baixas emissões serão contados como mais de um veículo, na hora de calcular as emissões específicas de  um determinado fabricante de camiões.

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