Linha IP Douro Ferrovia IP IP Portugal

Consignado último troço da Modernização da Linha da Beira Alta no âmbito do Ferrovia 2020

Terrestre Comentários fechados em Consignado último troço da Modernização da Linha da Beira Alta no âmbito do Ferrovia 2020 274
Tempo de Leitura: 3 minutos

A Infraestruturas de Portugal (IP) consignou a empreitada de modernização do troço da Linha da Beira Alta entre Santa Comba Dão e Mangualde.

Numa cerimónia que contou com a presença do Secretário de Estado das Infra-estruturas, Jorge Delgado, foi assinado o auto de consignação da obra com o consórcio Sacyr Somague/Neopul, um procedimento legal que marca o arranque dos trabalhos com um prazo de execução de 760 dias. Num investimento de 57,6 milhões de euros, esta obra é desenvolvida no âmbito do Programa de modernização da Rede Ferroviária Nacional.

A empreitada que agora tem início, envolve a requalificação integral do troço com cerca de 40 quilómetros de extensão, entre as Estações Ferroviárias de Santa Comba Dão e Mangualde, dotando a via-férrea de maior capacidade operacional e melhores condições de segurança e circulação, beneficiando não só o transporte de mercadorias como também as viagens de comboio de passageiros nas ligações inter-regionais. Os trabalhos englobam a substituição integral da super-estrutura de via com utilização de travessas monobloco polivalentes em betão, cujo perfil permite, de uma forma rápida e económica, a alteração da posição dos carris caso no futuro a Rede ferroviária em Espanha efectue a conversão de bitola.

Nas estações de Santa Comba Dão, Oliveirinha e Nelas será efectuada a alteração do layout (disposição das Linhas que servem a Estação Ferroviária) por forma a assegurar o cruzamento de comboios de 750 metros de comprimento. Esta alteração irá assegurar a optimização das condições de exploração e operação ferroviária ao dispor dos operadores de transporte de mercadorias, permitindo a circulação de um maior número de comboios e com maior capacidade de carga. Ainda na presente empreitada está prevista a supressão da Passagem de Nível de Moimenta Alcafache, com a construção do respectivo desnivelamento, melhorando as condições de segurança ferroviária e rodoviária no atravessamento sobre a via-férrea.

Todas as obras de Modernização da Linha da Beira Alta já estão em execução

Com o início desta empreitada, a IP está actualmente a realizar obras de requalificação integral e modernização no valor de cerca de 300 Milhões de euros, numa extensão de cerca de 190 quilómetros da Linha da Beira Alta.

  • Pampilhosa – Santa Comba Dão (34 quilómetros) e Construção da Concordância da Mealhada: ligação com 3,2 quilómetros, entre a Linha do Norte e a Linha da Beira Alta | Valor de adjudicação 75M€
  • Santa Comba Dão – Mangualde (45 quilómetros) | Valor de adjudicação 57,6 milhões de euros
  • Mangualde – Celorico da Beira (35 quilómetros) | Valor de adjudicação 68 milhões de euros
  • Celorico da Beira – Guarda (46 quilómetros) | Valor de adjudicação 54 milhões de euros
  • Cerdeira – Vilar Formoso (25 quilómetros | Valor de adjudicação 43 milhões de euros

Concluída foi já a empreitada entre a Guarda e Cerdeira, com 14 quilómetros, com um investimento de 8,7 milhões de euros. Este conjunto de intervenções reveste-se de elevada importância na requalificação do caminho-de-ferro em Portugal, integradas no Corredor Internacional Norte, e cuja concretização potenciará a dinamização do transporte ferroviário nas ligações inter-regionais e na ligação a Espanha.

A Linha da Beira Alta, principal ligação ferroviária à Europa, faz parte da rede core da Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T) e integra o Corredor Ferroviário de Mercadorias nº 4. No quadro do Plano de Investimentos Ferrovia 2020, a Ligação Porto/Aveiro – Vilar Formoso (através da Linha da Beira Alta) é definida como um projecto prioritário que visa reforçar a ligação do Norte e Centro de Portugal com a Europa, por caminho-de-ferro, de modo a viabilizar um transporte ferroviário de mercadorias eficiente, potenciando o aumento da competitividade da economia nacional.

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com