ferrovia bitola

Consórcio liderado pela Comsa vence concurso para construção de linha férrea Évora-Freixo

Terrestre Comentários fechados em Consórcio liderado pela Comsa vence concurso para construção de linha férrea Évora-Freixo 828
Tempo de Leitura: 2 minutos

A IP – Infra-estruturas de Portugal deu ontem (dia 21 de Janeiro) seguimento à assinatura do auto de consignação da empreitada de construção de um novo troço ferroviário com 20,5 quilómetros de extensão entre Évora Norte e Freixo (que integra o futuro Corredor Internacional Sul) a um consórcio composto empresas espanholas. A espanhola Comsa, juntamente com a sua participada lusa Fergrupo, associadas a outra construtora do país vizinho, a Constructora San José, constituíram o consórcio vencedor do concurso (no valor de 46,6 milhões de euros).

Consórcio espanhol venceu concurso – empreitada tem prazo de execução de 540 dias

ferrovia comissao europeiaEm comunicado, a IP frisou que esta intervenção está incluída no contexto do programa Ferrovia 2020 – a empreitada abrange a criação de nova plataforma de via férrea, numa extensão de 20,5 quilómetros; execução de uma estação técnica, construção de 13 obras de arte correntes (oito passagens superiores; três passagens inferiores e duas passagens agrícolas). A empreitada tem um prazo de execução de 540 dias, ou seja, em caso de não existirem contratempos, a obra estará finalizada no arranque do segundo semestre do próximo ano.

O projecto a ser levado a cabo pelo consórcio inclui também a construção de seis obras de arte especiais, ou seja, pontes ferroviárias: ponte sobre a ribeira do Freixo, com 284 metros de extensão, ponte de Machede, com 119 metros; ponte das Bicas, com 220 metros; ponte da Pardiela, com 358 metros; ponte da Palheta, com 575 metros de extensão; e ponte do Freixo, com 180 metros de extensão. «A nova plataforma de via férrea e as obras de arte estarão preparadas para uma futura duplicação da via», realçou a IP.

Na missiva, a IP comunicou que, «com o início da empreitada de construção do troço entre Évora Norte e Freixo, estão já em desenvolvimento as três empreitadas de construção da nova linha de Évora o que, no seu conjunto, representa a criação de 80 quilómetros de plataforma de via férrea integralmente nova». O novo troço materializará «a ligação à linha do Leste, e é constituído pelos sub-troços Évora Norte/Freixo (20,5 quilómetros), Freixo/Alandroal (20,5 quilómetros) e Alandroal/Elvas – Linha do Leste (38,5 quilómetros», acrescentou a gestora da estrutura ferroviária nacional.

O contrato, explicitou ainda a IP, «será objeto de apoio da União Europeia através do programa Connecting Europe Facility (CEF), ao abrigo de contrato de co-financiamento com uma comparticipação de 40%».

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com