Consórcio liderado pela PSA ultima aquisição do terminal de contentores DCT Gdansk

Marítimo Comentários fechados em Consórcio liderado pela PSA ultima aquisição do terminal de contentores DCT Gdansk 336
Tempo de Leitura: 2 minutos

A PSA International, o fundo soberano polaco PFR e a IFM Investors fecharam acordo com a empresa de infra-estruturas australiana Macquarie para a aquisição do terminal polaco que mais contentores movimenta no país – o Deepwater Terminal Container Gdansk (DCT Gdansk), situado no emergente Porto de Gdansk, um dos portos europeus que mais se tem destacando na evolução deste segmento de carga.

Progressão acentuada nos contentores: DCT Gdansk tem impressionado a Europa

A venda da infra-estrutura portuária polaca (que durante o ano de 2018 movimentou 1,9 milhões de TEU) fixar-se-á, uma vez concluído todo o processo, em cerca de 1,3 mil milhões de dólares, adiantou hoje a agência Reuters. Localizado no cruzamento das rotas comerciais do Mar Báltico, o terminal é o que actualmente mais cresce na Europa, sendo fulcral também pelo papel de gateway para os mercados da Europa Central.

Além destas valências, o DCT Gdansk é o único terminal no Báltico que pode receber navios ULCV, tornando-se assim um apetecível alvo para os grandes investidores estratégicos. O negócio surge no timing ideal, uma vez que a Macquarie havia já revelado a intenção, em 2018, de alienar o terminal. Em Dezembro passado, a primeira estimativa apontada para um valor de mercado de 1,7 mil milhões de dólares.

PSA International ficará com 40% da infra-estrutura

Como parte do acordo, a IFM Investors e a PFR terão cada uma participação de 30% no terminal de contentores, enquanto a PSA International terá uma participação de 40%. «O DCT Gdansk é o primeiro investimento da PSA na Europa Oriental. Trabalharemos de perto com nossos parceiros para desenvolver ainda mais a infra-estrutura e fortalecer a sua posição como porto de referência na Polónia e Mar Báltico», declarou Tan Chong Meng.

O CEO do Grupo PSA Internacional acrescentou ainda: «Através do contributo da nossa rede global e da nossa experiência na criação de valor para as comunidades portuárias e marítimas, a PSA fará parcerias com companhias marítimas, operadores logísticos e proprietários de cargas para fornecer soluções mais eficientes, flexíveis e robustas para a região».

 

 

 

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com