IP linha do norte Infra-estrutura ferroviária

Consórcio Sacyr Somague/Sacyr Neopul ganha adjudicação para linha da Beira Alta

Empresas, Terrestre Comentários fechados em Consórcio Sacyr Somague/Sacyr Neopul ganha adjudicação para linha da Beira Alta 947
Tempo de Leitura: 2 minutos

O consórcio constituído pela Sacyr Somague e a Sacyr Neopul acabou de conquistar a adjudicação da Empreitada de ‘Modernização da linha da Beira Alta, troço Santa Comba Dão – Mangualde’, projecto que tem um valor de 57,6 milhões de euros.

A empreitada, detalhou o consórcio à Revista Cargo, detém um prazo de execução de 760 dias e consiste na renovação integral do canal ferroviário e superstrutura de via numa extensão de 40 km e compreende os seguintes trabalhos principais: terraplenagem, drenagem, via férrea, obras de arte, estações e apeadeiros, serviços afectados, instalações fixas de tracção eléctrica e infraestruturas para sinalização e telecomunicações.

Sacyr detém «experiência e capacidade únicas no sector ferroviário»

«As mais de três décadas de existência e mais de 20 anos a operar em distintos mercados permitiram à Sacyr Neopul acumular uma experiência e capacidade únicas no sector ferroviário, incluindo na Alta Velocidade. Esta empresa portuguesa é hoje a especialista do Grupo Sacyr para trabalhos neste sector em todo o mundo», comentou, na sequência do anúncio, Eduardo Campos, CEO do Grupo Sacyr Somague.

A Sacyr Neopul tem actualmente em curso obras ferroviárias em 6 mercados distintos: Portugal, Espanha, Reino Unido, Irlanda, Brasil e Uruguai. Em Portugal, a empreitada agora adjudicada junta-se a outras empreitadas também a cargo da Sacyr Neopul actualmente em curso, como a manutenção de via e catenária na Rede Ferroviária Nacional, numa extensão de 1.000 km (com um valor de 40,3 milhões) e a de Electrificação da Linha do Minho entre Viana do Castelo e Valença – Fronteira (incluindo Estações Técnicas) numa extensão de 50 km (com um valor de 18,2 milhões).

Detalhes do projecto

  • Modernização da super-estrutura de via, com a substituição integral da super-estrutura de via, com utilização de travessas mono-bloco polivalentes em betão e carril 60 E1;
  • Alteração do layout das estações de Santa Comba Dão, Oliveirinha e Nelas por forma a assegurar o cruzamento de comboios de 750 metros de comprimento e optimização das condições de exploração;
  • Remodelação das estações e apeadeiros, incluindo alteamento, alargamento e prolongamento de plataformas, edifícios e acessibilidades;
  • Estabilização da plataforma da via onde se verifique necessário;
  • Estabilização e reforço pontual de taludes;
  • Reabilitação/reformulação e/ou implantação do sistema de drenagem;
  • Construção de infraestruturas de suporte à componente de sinalização e telecomunicações;
  • Implementação de RCT+TP;
  • Adaptação das instalações fixas de tracção eléctrica, quando necessário;
  • Reconstrução/adaptação de edifícios e salas técnicas
  • Supressão de passagens de nível (Moimenta – Alcafache) e construção de desnivelamento.

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com