
Consórcio Sacyr Somague/Sacyr Neopul ganha adjudicação para linha da Beira Alta
Empresas, Terrestre 5 Novembro, 2020 Comentários fechados em Consórcio Sacyr Somague/Sacyr Neopul ganha adjudicação para linha da Beira Alta 1517O consórcio constituído pela Sacyr Somague e a Sacyr Neopul acabou de conquistar a adjudicação da Empreitada de ‘Modernização da linha da Beira Alta, troço Santa Comba Dão – Mangualde’, projecto que tem um valor de 57,6 milhões de euros.
A empreitada, detalhou o consórcio à Revista Cargo, detém um prazo de execução de 760 dias e consiste na renovação integral do canal ferroviário e superstrutura de via numa extensão de 40 km e compreende os seguintes trabalhos principais: terraplenagem, drenagem, via férrea, obras de arte, estações e apeadeiros, serviços afectados, instalações fixas de tracção eléctrica e infraestruturas para sinalização e telecomunicações.
Sacyr detém «experiência e capacidade únicas no sector ferroviário»
«As mais de três décadas de existência e mais de 20 anos a operar em distintos mercados permitiram à Sacyr Neopul acumular uma experiência e capacidade únicas no sector ferroviário, incluindo na Alta Velocidade. Esta empresa portuguesa é hoje a especialista do Grupo Sacyr para trabalhos neste sector em todo o mundo», comentou, na sequência do anúncio, Eduardo Campos, CEO do Grupo Sacyr Somague.
A Sacyr Neopul tem actualmente em curso obras ferroviárias em 6 mercados distintos: Portugal, Espanha, Reino Unido, Irlanda, Brasil e Uruguai. Em Portugal, a empreitada agora adjudicada junta-se a outras empreitadas também a cargo da Sacyr Neopul actualmente em curso, como a manutenção de via e catenária na Rede Ferroviária Nacional, numa extensão de 1.000 km (com um valor de 40,3 milhões) e a de Electrificação da Linha do Minho entre Viana do Castelo e Valença – Fronteira (incluindo Estações Técnicas) numa extensão de 50 km (com um valor de 18,2 milhões).
Detalhes do projecto
- Modernização da super-estrutura de via, com a substituição integral da super-estrutura de via, com utilização de travessas mono-bloco polivalentes em betão e carril 60 E1;
- Alteração do layout das estações de Santa Comba Dão, Oliveirinha e Nelas por forma a assegurar o cruzamento de comboios de 750 metros de comprimento e optimização das condições de exploração;
- Remodelação das estações e apeadeiros, incluindo alteamento, alargamento e prolongamento de plataformas, edifícios e acessibilidades;
- Estabilização da plataforma da via onde se verifique necessário;
- Estabilização e reforço pontual de taludes;
- Reabilitação/reformulação e/ou implantação do sistema de drenagem;
- Construção de infraestruturas de suporte à componente de sinalização e telecomunicações;
- Implementação de RCT+TP;
- Adaptação das instalações fixas de tracção eléctrica, quando necessário;
- Reconstrução/adaptação de edifícios e salas técnicas
- Supressão de passagens de nível (Moimenta – Alcafache) e construção de desnivelamento.