Consórcio testa viabilidade de comboio a hidrogénio em Portugal

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O consórcio FCH2Rail está a desenvolver um Conjunto Híbrido Propulsor Fuel Cell (Fuel Cell Hybrid Power Pack) e a integrá-lo num comboio de demonstração bimodal.

O projecto visa testar a gestão energética e validar se pode ser uma solução fiável e viável para os comboios de zero emissões a hidrogénio.

O projecto FCH2Rail, lançado há sensivelmente um ano, é pioneiro no campo do comboio bimodal sem emissões, que combina o uso normal da via e as viagens ferroviárias sem emissões e sem catenárias.

Nova fase do projecto

Para a próxima fase do projecto, a Toyota construiu, testou e entregou seis módulos de pilha de combustível (ou células de combustível). Estes módulos incluem a mais recente tecnologia de segunda geração (Gen2) do fabricante japonês que oferece mais potência e maior densidade num conjunto mais compacto.

Neste projecto, foi decidido usar a configuração do módulo plano e retangular, o que permite a integração mais eficiente no tejadilho do comboio de demonstração.

Três dos módulos já foram entregues à espanhola CNH2 (Centro Nacional del Hidrógeno). Estes módulos de pilha de combustível serão primeiro testados juntamente com as baterias do sistema num banco de ensaio, antes de se mudarem para o fabricante de composições ferroviárias CAF.

Os restantes três módulos irão directamente para a CAF até meados de Fevereiro, onde os seis módulos serão instalados no comboio de demonstração.

Com a entrega dos módulos de pilha de combustível da Toyota, as equipas podem agora desenvolver o conjunto híbrido propulsor Fuel Cell para o sistema de accionamento híbrido e bimodal do comboio.

O sistema fuel cell combina a energia elétrica fornecida da catenária com o conjunto de potência híbrido a pilha de combustível que funciona de forma independente, e que alimenta o comboio.

Neste projeto o comboio elétrico CIVIA fabricado pela CAF é fornecido pela Renfe; ambos parceiros do consórcio FCH2RAIL. A CAF instalará os módulos de pilha de combustível, como parte do Conjunto Híbrido Propulsor Fuel Cell no comboio.

Uma vez concluída a integração, o consórcio iniciará os testes funcionais iniciais e os ensaios para o processo de aprovação na linha espanhola e portuguesa.

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