Porto de Leixões

Contentores caem 6,6%: Leixões foi a «única excepção», com crescimento de +1,3%

MarítimoComentários fechados em Contentores caem 6,6%: Leixões foi a «única excepção», com crescimento de +1,3%738
Tempo de Leitura: 1 minutos

De acordo com os dados veiculados hoje pela AMT, aos quais a Revista Cargo teve acesso, o movimento global de contentores denotou, entre Janeiro e Junho, uma descida de -6,6% em número de unidades e de -6,9% em TEU, «ficando um pouco abaixo dos 1,5 milhões». Leixões, com um crescimento de +1,3%, foi a excepção à regra.



Porto de Leixões: a «única excepção» por entre «comportamento generalizado negativo»

Estes resultados reflectem «um comportamento generalizado negativo», informou a AMT, destacando-se o Porto de Leixões como a «única excepção»: o porto nortenho, que tem trilhado o caminho dos recordes desde 2017 para cá, denotou um crescimento homólogo de +1,3% neste segmento.

«As quebras em valor absoluto foram lideradas por Sines, -100 mil TEU (-10,8%)», seguido do Porto de Lisboa, que sofreu um recuo de -7,4 mil TEU (-3,1%). Os portos de Setúbal e Figueira da Foz «registaram respectivamente variações negativas de -3,6% e de -13,1%», explicou a AMT.

Performance portuária afectada também pela carga fraccionada

A performance global negativa dos portos do Continente foi também influenciada «pelo comportamento negativo nomeadamente dos mercados da carga fraccionada: segundo revelou a AMT, este segmento experimentou uma redução de -10,8% quando comparado com «os semestres homólogos (-321 mil toneladas), dos Minérios, -24,1% (-141 mil toneladas) e Outros Granéis Líquidos, -7,1% (-77 mil toneladas)».

Por oposição, registaram-se comportamentos positivos nos mercados de Outros Granéis Sólidos, +6,6% (+264 mil toneladas), dos Produtos Agrícolas, +8,8% (+206 mil toneladas), da carga Ro-Ro, +19,8% (+133 mil toneladas) e
ainda uma ligeira subida na importação de Petróleo Bruto (+0,1% correspondente a 5 mil toneladas).



Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
ptPortuguês
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com