segurança Lloyd's List Sines

Contentores crescem +3,7% em Janeiro-Abril e Sines lidera com quota nacional de 55,1%

Marítimo Comentários fechados em Contentores crescem +3,7% em Janeiro-Abril e Sines lidera com quota nacional de 55,1% 681
Tempo de Leitura: 1 minutos

A AMT divulgou os dados da movimentação portuária nos portos do Continente referentes ao período Janeiro-Abril – um dos destaques é a subida verificada no segmento dos Contentores, «que apresentou +3,7% do volume de TEU».

Este resultado homólogo positivo tem por base as «variações positivas da generalidade dos portos», sem contar com o Porto de Lisboa, que, assinala a AMT, denotou uma descida homóloga de -6 mil TEU. Neste segmento, o grande destaque vai directamente para os crescimentos dos portos de Leixões e Sines (+26,7 e +12,4 mil TEU, respectivamente), os bastiões do sector contentorizado em Portugal.

Movimentação de contentores atingiu os 960 mil TEU

Traçando o panorama global, explica a AMT que, no período Janeiro-Abril de 2019, «o movimento de contentores para o conjunto das operações Lo-Lo e Ro-Ro atingiu cerca de 960,5 mil TEU, excedendo em +3,7% o primeiro quadrimestre de 2018», enfatizando «o peso que as operações de transhipment representam no porto de Sines, com uma quota de 70,8%, muito embora tenham registado uma redução de -7,8%, enquanto o tráfego com o hinterland regista um acréscimo de +39,8%, atingindo 154,5 mil TEU».

Sines lidera com quota nacional de 55,1%, Leixões em segundo lugar

Ainda neste segmento contentorizado, «sublinha-se que o Porto de Sines continua a liderar, detendo uma quota de 55,1%, seguindo-se Leixões (23,8%), Lisboa (15,1%), Setúbal (5,2%) e Figueira da Foz (0,8%)», rematou a AMT.

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com