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Contentores desceram -8,9% face a 2018; Sines lidera com quota de 52,2% e Leixões com 25,2%

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Os resultados da movimentação de mercadorias nos portos do Continente durante o ano de 2019 foram esta manhã divulgados pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT): o volume global de carga movimentada nos diversos portos, situado nos em 86,9 milhões de toneladas, viu um decréscimo da movimentação no segmento dos contentores de -8,9% face a 2018. Sines e Leixões lideram.

Contentores: portos fecharam 2019 com um volume de 2,7 milhões de TEU

Se nos focarmos no segmento dos Contentores, constata-se que o sistema portuário do Continente fechou o ano de 2019 com um volume de 2,7 milhões de TEU, inferior em -8,9% ao valor de 2018, correspondente a -266,4 mil TEU. «Esta variação negativa é responsabilidade de Sines, que regista uma quebra de -18,7% (-327,2 mil TEU)», assinalou a AMT. Os restantes portos registaram desempenhos positivos.

A AMT frisa ainda que o tráfego de contentores no Porto de Sines se desenvolve «nos segmentos distintos de operações de transhipment e com o hinterland, que apresentam também comportamentos diferentes». Assim, detalha, Sines perde -382,8 mil TEU no que toca ao transhipment, enquanto que nas operações com o hinterland regista um acréscimo de +55,7 mil TEU.

Ainda neste segmento, refere-se que o Porto de Sines mantém a liderança com uma quota de 52,2%, inferior em -6,3 pontos percentuais ao anterior máximo, registado em 2018. Na posição seguinte encontra-se Leixões, com 25,2%, que reflecte um aumento homólogo de +2,8 pontos percentuais.

Em termos de movimentação global, o Porto de Sines mantém também a liderança, detendo uma quota de 48,1%, inferior em 3,6 pontos percentuais  ao que detinha no final de 2018. O Porto de Leixões ocupa a segunda posição (com 22,5%) de porto com maior volume de carga movimentada, seguindo-se depois os portos de Lisboa (13%), Setúbal (7,3%) e Aveiro (6,3%).

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