Porto de leixões oe

Contentores: Leixões fixa «melhor marca de sempre» em período de «quebra global» de -8%

Marítimo Comentários fechados em Contentores: Leixões fixa «melhor marca de sempre» em período de «quebra global» de -8% 277
Tempo de Leitura: 2 minutos

Entre Janeiro e Outubro deste ano, o movimento de contentores nos portos do Continente registou uma quebra global de -8% no volume de TEU, apresentando um movimento que ultrapassa ligeiramente os 2,3 milhões de TEU. Em sentido totalmente inverso, o Porto de Leixões não deixou os seus créditos por mãos alheias, fixando «a melhor marca de sempre nos períodos homólogos, ao movimentar 578 896 TEU», frisou a AMT.

Leixões fixa recorde, Lisboa e Figueira da Foz apresentam crescimentos

Esta descida homóloga global nos portos do Continente de -8% explica-se «pelo desempenho negativo de Sines e Setúbal (-17,5% e -2,5%, respectivamente) e positivo de Leixões, Lisboa e Figueira da Foz (+6,2%, +6,4% e +6,9%, respectivamente)», relatou a AMT, ao fazer o balanço da movimentação de mercadorias (neste específico caso, de contentores) nos primeiros dez meses do ano.

Importa recordar o peso que o tráfego de transhipment representa no volume de contentores movimentados em Sines, que, apesar de ter vindo a diminuir nos últimos meses, acumulando em Outubro uma redução de -28%, ainda representa 68,2% do total no porto. Por outro lado, o volume de TEU com origem e destino no hinterland do porto regista um crescimento de +19,8%.

Sines mantém liderança no segmento dos contentores

No fim de contas, o Porto de Sines mantém a liderança neste segmento de mercado, com uma quota de 52,1%, inferior em -6 pontos percentuais à que registava no período homólogo de 2018, seguido por Leixões, com 25,1%, Lisboa com 16,9%, Setúbal com 5,1% e Figueira da Foz com 0,8%.

Recorde-se que, no espectro global, os portos do Continente movimentaram um total de cerca de 72,9 milhões de toneladas de carga, valor inferior em -6,4% face a igual período de 2018. Ainda assim, o mês de Outubro deu «sinais de recuperação» face ao mesmo mês de 2018, apresentando um acréscimo de +1,7%,

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com