rhenus alemanha contentores

Contentores: portos movimentam 1,12 milhões de TEU até Maio, -6,6% que em 2019

Marítimo Comentários fechados em Contentores: portos movimentam 1,12 milhões de TEU até Maio, -6,6% que em 2019 284
Tempo de Leitura: 2 minutos

Entre Janeiro e maio deste ano, o segmento dos Contentores registou um volume total de 1,12 milhões de TEU, uma «quebra significativa» de -6,6% face a igual período de 2019», anunciou a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT).

Contentores: Leixões e Setúbal em destaque pela positiva

Porto de SInesNo entanto, detalha o organismo, existem algumas diferenças na expressão da variação a nível de cada porto. Leixões e Setúbal registaram aumentos no volume de TEU movimentado de +3,4% e de +7,9%, respectivamente, sendo de enfatizar o facto de Leixões atingir 301 mil TEU, o volume mais elevado de sempre nos períodos homólogos (tal como já noticiámos aqui), não obstante a variação homóloga negativa no próprio mês de maio.

Os portos de Figueira da Foz, Lisboa e Sines apresentam variações negativas, de -24,7%, -40,9% e de -2,1%, respectivamente, sendo que os dois primeiros registam variações mensais negativas em quatro dos cinco meses em análise, mais acentuadas em Maio, enquanto Sines regista variações positivas desde Abril. Tendo em conta o peso que representa no mercado de contentores do Porto de Sines, «importa sublinhar que o tráfego de transhipment registou uma diminuição de -6,8%, sendo que o tráfego com o hinterland aumentou +9,1% para um total de 207 354 TEU, constituindo o valor mais elevado de sempre neste segmento nos períodos homólogos», aprofunda o relatório da AMT.

Sublinha-se o facto de se registarem também operações de transhipment nos portos de Leixões e de Lisboa, cujos volumes representam, respectivamente, 7,8% e cerca de 1,2% do total de TEU movimentados em cada porto. Ainda no mercado de Contentores, destaque para o facto de o Porto de Sines manter a liderança da movimentação deste tipo de carga, apresentando uma quota maioritária absoluta de 56,3%, seguindo-se Leixões, com 27%, Lisboa, com 10%, Setúbal, com 6,1%, e Figueira da Foz, com 0,6%.

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com