rhenus alemanha contentores

Contentores: portos movimentaram 1,31 milhões de TEU até Junho, -7,7% que em 2019

Marítimo Comentários fechados em Contentores: portos movimentaram 1,31 milhões de TEU até Junho, -7,7% que em 2019 265
Tempo de Leitura: 1 minutos

No primeiro semestre deste ano, o segmento dos Contentores registou um volume total de 1,31 milhões de TEU, uma redução de -7,7%, resultando de um agravamento verificado no mês de Junho, que regista um decréscimo de -13,6%, sucedendo ao de -11,8% registado em Maio.

Leixões e Setúbal alcançam aumentos homólogos no volume de TEU

De acordo com os dados compilados pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), existem, ainda assim, «algumas diferenças na expressão da variação a nível de cada porto». Leixões e Setúbal registam aumentos no volume de TEU movimentado de +1% e de +8,3%, respectivamente, sendo de referir que o porto nortenho regista «a melhor marca de sempre nos primeiros semestres», tendo atingido um volume de 349 425 TEU. Os portos de Figueira da Foz, Lisboa e Sines apresentam variações negativas, de -28,2%, -42,9% e de -2,1%, respectivamente.

Contentores: Sines com «melhor marca de sempre» no tráfego com o hinterland

Neste contexto, apenas o Porto de Setúbal foi capaz de alcançar uma variação homóloga positiva no volume de TEU movimentado durante o mês de Junho (de +11,1%), «o que se verifica pelo quarto mês consecutivo», denota a AMT. Em Sines, líder do movimento portuário a nível nacional e o expoente máximo da carga contentorizada, o tráfego de transhipment registou uma diminuição de -6,1%, sendo que o tráfego com o hinterland aumentou +7,3%, confirmando, ressalva a AMT, «a sua melhor marca de sempre», não obstante em Maio e Junho terem sido registadas variações homólogas negativas (-1% e -1,7%, respectivamente). O porto alentejano mantém a sua quota maioritária absoluta de 56,5% neste segmento.

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com