Contentores: Setúbal e Leixões fixam «melhores marcas de sempre» e Sines reforça liderança

Marítimo Comentários fechados em Contentores: Setúbal e Leixões fixam «melhores marcas de sempre» e Sines reforça liderança 391
Tempo de Leitura: 2 minutos

Boas notícias para os portos lusos no que toca à movimentação de carga contentorizada: em termos globais, os portos do Continente movimentaram mais de 755 mil TEU nos primeiros três meses do ano, correspondendo assim este valor a uma «variação homóloga de +12,7% face a igual período de 201», adiantou, através de um comunicado, a AMT. Os destaques vão para os portos de Sines, Setúbal e Leixões.

Setúbal e Leixões com «melhores marcas de sempre» no período Janeiro-Março

Em destaque, na avaliação do desempenho deste segmento de carga, estão, enfatizada a AMT, os portos de Leixões e Setúbal «pelo facto de, após variações respectivas de +18,2% e de +0,7%, atingirem as melhores marcas de sempre». Novidade não será o facto de o Porto de Sines continuar na liderança isolada deste segmento de carga, aumentando para 57,7% a quota nacional (+1,7 pontos percentuais face ao valor homólogo de 2018).

Estes indicadores são particularmente encorajadores para o porto sadino, que, recorde-se, enfrentou uma paralisação que durou mais de um mês – à turbulência do final de ano o Porto de Setúbal respondeu com uma positiva recuperação logo no arranque de 2019, vendo agora a materialização desse período de restauração da normalidade operacional.

Sines reforça quota nacional e denota «forte crescimento do tráfego import-export»

Sines mantém-se no trono dos contentores, seguido pelo Porto de Leixões (com uma quota de 22,4%), Lisboa (que apresentou uma quota de 14,2%) e de Setúbal (quota fixada nos 5%). «Importa salientar o forte crescimento do tráfego import-export, com o hinterland, que no período em análise regista um acréscimo de +48,7%, atingindo 120,9 mil TEU, enquanto o tráfego de transhipment, que continua a representar a quota mais significativa, de 72,3% do total do tráfego registado no porto, observou um crescimento de +7,2%», assinalou ainda a AMT.

Back to Top

© 2019 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com