Continental

Continental empenhada em reforçar segurança nos cruzamentos

Terrestre, Veículos Comentários fechados em Continental empenhada em reforçar segurança nos cruzamentos 759
Tempo de Leitura: 3 minutos

A Continental continua a sua aposta em soluções para cidades inteligentes e segurança rodoviária e um dos bons exemplos é o seu conceito Intelligent Intersection – Cruzamento Inteligente.



Ciente de que os cruzamentos e os entroncamentos são pontos problemáticos do trânsito e que nesses pontos ocorrem vários acidentes relacionados com o erro humano (falta de atenção, má análise das situações, carros que não estão visíveis ou outros utilizadores da estrada mais vulneráveis), a Continental mostra-se empenhada em enfrentar este problema sério dos cruzamentos que, segundo o Departamento Norte-Americano dos Transportes, é responsável 51% de todos os acidentes com feridos e 28% dos acidentes fatais.

Neste âmbito, a Continental mostra-se empenhada em enfrentar estas estatísticas terríveis com a sua assistência à condução, Vehicle-to-X (comunicações entre o veículo e o que o rodeia) e tecnologias de sensores que transformam os perigosos cruzamentos actuais em cruzamentos mais seguros e inteligentes. A tecnologia detecta os utilizadores num perímetro de 360º dos cruzamentos e comunica a posição e o movimento destes objectos a todos os veículos que se aproximam e que estão equipados com a tecnologia V2X.

Conceito Cruzamento Inteligente como solução chave na mão

A Continental refere ainda que o conceito Intelligent Intersection – Cruzamento Inteligente – da Continental é uma solução chave na mão: inclui o conjunto completo de sensores para um cruzamento, os poderosos algoritmos de fusão de sensores que geram o modelo ambiental e as unidades Dedicated Short-Range Communication (DSRC), tanto no cruzamento como no veículo. Um dos objectivos é proteger os utilizadores da estrada mais vulneráveis (VRUs), como peões e ciclistas. Outro objectivo é apoiar os condutores em cenários de cruzamentos complexos, evitando, por exemplo, que os carros que virem à esquerda avancem para o trânsito causado por um acidente.

A tecnologia de Cruzamentos Inteligentes foi demonstrada pela primeira vez numa pista de testes em outubro de 2017 no Centro de Desenvolvimento da Continental em Brimley, Michigan (EUA). Os próximos passos incluem um teste mais amplo e a implementação piloto da tecnologia num cruzamento na Cidade de Columbus, Ohio.

Continental mostra-se orgulhosa

«Estamos orgulhosos por contribuir com a nossa tecnologia para uma cidade altamente inovadora como Columbus, contribuindo também para o US DOT Smart City Challenge», disse Jeremy McClain, Director de Systems & Technology Chassis & Safety na Continental North America.

«A nossa solução é baseada em transferir e adaptar soluções de hardware e software que já mostraram ser eficazes em veículos, fazendo a aplicação em infraestruturas. As cidades poderão desenvolver esta tecnologia para aumentar a segurança dos seus cidadãos e visitantes. A longo prazo a tecnologia pode também servir para melhorar o fluxo de trânsito dentro da cidade, reduzindo assim o tempo de viagem e as emissões dos veículos», acrescentou.

Cruzamentos Inteligentes reduzem o número de acidentes por erro humano

A assistência baseada em sensores torna a condução mais segura e confortável. No entanto, os peões e os ciclistas, por exemplo, só tirarão partido desta tecnologia se forem detectados pelos sensores dos veículos. Muitas vezes, situações de trânsito típicas dos cruzamentos fazem com que tal seja difícil. Outros veículos e infraestruturas da cidade podem facilmente ocultar utilizadores da estrada em situação mais vulnerável e até mesmo outros veículos. O desafio subjacente é colocado por efeitos como escurecimento dos sensores ou obstrução da estrada.

Ao levar para as infraestruturas tecnologias que já provaram funcionar em veículos, a Continental está a enfrentar este desafio. «Com a tecnologia de Cruzamento Inteligente estamos a oferecer um novo elemento de segurança perfeitamente adequado às futuras cidades inteligentes», disse Bastian Zydek, Gestor de Projeto do Intelligent Intersection.

«O Cruzamento Inteligente é uma demonstração de segurança colaborativa e um passo em frente no caminho para a Visão Zero – a nossa visão de uma condução sem acidentes», conclui.



Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com