China e Grécia fazem votos de cooperação no âmbito da iniciativa ‘One Belt One Road’

Logística, Marítimo Sem comentários em China e Grécia fazem votos de cooperação no âmbito da iniciativa ‘One Belt One Road’ 309

Durante a visita do Vice-Primeiro Ministro chinês Ma Kai à capital grega de Atenas, ficou feita a promessa diplomática de um reforço significativo dos laços comerciais entre a China e a Grécia – o encontro entre Ma Kai e o Primeiro-ministro grego Yiannis Dragasakis surgiu no contexto do projecto ‘One Belt One Road’ e a certeza de que a cooperação será a melhor arma para potenciar elementos comuns estratégicos, como é o caso do Porto de Pireu, cuja concessão é actualmente detida pela China COSCO Shipping.


Porto de Pireu como exemplo de «cooperação winwin», diz Ma Kai

Tido como porta logística da Europa Ocidental e hub localizado no coração do continente europeu, o porto helénico do Pireu funciona como elemento estratégico de grande importância para os interesses da China na ligação do Oriente ao Ocidente. Para Ma Kai, este é «um claro exemplo de uma situação de cooperação win-win para os dois países». A relação económicas entre as duas nações tem-se intensificado durante os últimos anos e, para os dois representantes governamentais, é chegado o momento de juntar esforços em prol de um desenvolvimento mútuo em diversas áreas.

Grécia quer «fazer uso do seu estatuto de hub regional»

Ma Kai realçou a importância da estratégia ‘One Belt One Road’, caracterizando-a como uma «oportunidade histórica» para que os países coloquem em prática uma cooperação total sustentada em projectos de grande porte, em alianças financeiras e no intercâmbio de valores culturais. Em troca, o Primeiro-ministro grego elogiou a iniciativa chinesa e assegurou total apoio à mesma – «a Grécia deseja fazer uso do seu estatuto de hub regional para reforçar ainda mais a cooperação no contexto desta iniciativa», comentou Yiannis Dragasakis.

Recorde-se que para além do Porto do Pireu, tem sido noticiado o interesse chinês também no Porto grego de Elefsina.


Leave a comment

Back to Top

Powered by MAEIL
Partilhar
Partilhar
Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com