Wallenius zeebruge

COSCO assume controlo do terminal da APM no porto de Zeebrugge

Marítimo Comentários fechados em COSCO assume controlo do terminal da APM no porto de Zeebrugge 429
Tempo de Leitura: 2 minutos

Está dado mais um passo na galopante política de crescimento global da chinesa COSCO, com a aquisição de 76% das participaçoes do terminal de contentores da APM no porto belga de Zeebrugge.

O grupo chinês, que está em forte expansão no sector marítimo e portuário, já tinha investido, no ano de 2014, na compra de uma participação de 24% no terminal, fechando agora a compra da totalidade do terminal por 35 milhões de euros.

O director da APM Terminals para a Europa e EUA justificou a venda: «A nossa decisão de desinvestir em Zeebrugge reflecte a nossa estratégia de focar em activos core de longo prazo». «Acreditamos que a COSCO Shipping Ports é o dono certo de longo prazo para o terminal de Zeebrugge e continuará a fazer crescer o porto para os seus clientes, funcionários e todos os stakeholders de Zeebrugge», acrescenta.

A compra tornou-se mais complexa uma vez que a igualmente chinesa Shanghai International Port Group (SIPG) detinha 25% das acções do terminal, num momento em que a COSCO está também a aumentar a sua participação na própria SIPG. Assim, o negócio acabou sendo feito com a APMT a comprar a parte da SIPG e vender de seguida à COSCO, junto da sua participação de 51%.

Mais um passo na expansão europeia da COSCO

cosco shipping developmentO acordo deverá ficar selado nos próximos três a quatro meses e é mais um sinal do apetite chinês pela rede de infraestruturas de transportes na Europa. Significará, por outro lado, a saída da APM da Bélgica, alinhando o seu negócio com a sua ‘irmã’ Maersk Line que, com a Aliança 2M, vinha já desviando volumes de Zeebrugge para o terminal da MSC em Antuérpia.

O terminal de Zeebrugge tem capacidade para 1 milhão de TEU/ano e um dos seus principais clientes é a COSCO – entre os outros destaques estão também parceiros da companhia chinesa na Ocean Alliance.

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com