COSCO disposta a abdicar do Terminal de Long Beach para viabilizar compra da OOCL

Marítimo Comentários fechados em COSCO disposta a abdicar do Terminal de Long Beach para viabilizar compra da OOCL 364
Tempo de Leitura: 2 minutos

O mega-negócio de 6,3 mil milhões de dólares que envolve a OOCL e a China COSCO Shipping parece ter atingido, nas últimas semanas, um impasse, que agora a operadora marítima chinesa parece estar decidida a resolver: de acordo com o “The Wall Street Journal”, a COSCO Shipping pondera vender o terminal de contentores de Long Beach (que faz parte do portefólio de concessões da OOCL) para apaziguar os reguladores norte-americanos e assim viabilizar o negócio.



COSCO Shipping disponível para abdicar do terminal e assim viabilizar o negócio

No centro do impasse está, precisamente, o terminal de contentores em Long Beach: detido pela OOCL, esta infra-estrutura passará para as mãos da China COSCO Shipping caso a aquisição seja concluída. Ora, no pico de um intenso braço-de-ferro económico entre EUA e China, o negócio parece estar encravado nas instâncias reguladoras norte-americanas devido à «salvaguarda dos interesses nacionais» – ou seja, à relutância do país em ver intensificada a preponderância da COSCO em terras do Uncle Sam.

Terminal de Long Beach: um «bem valioso» que se tornou num «obstáculo»

Assim, para que o mega-negócio da compra da OOIL (que detém a OOCL) possa ver a luz do dia, a China COSCO Shipping disponibilizou-se, segundo o Wall Street Journal, a desfazer-se da concessão de longo prazo detida no terminal de contentores de Long Beach. «O terminal de Long Beach é um bem valioso, mas está-se a transformar num obstáculo para a conclusão do acordo, por isso provavelmente será retirado da equação», revelou fonte próxima do processo. «O plano é vendê-lo», rematou.

Recorde-se que o terminal de Long Beach é um dos poucos nos EUA que está bastante avançado na progressão rumo à automatização total, podendo já lidar com alguns dos maiores navios porta-contentores do mundo. Actualmente encontra-se em fase de expansão para facilitar a escala de navios que transportem mais de 20 mil contentores, revelou ainda o jornal norte-americano.



Back to Top

© 2018 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com