COSCO pireu

COSCO reforça aposta no Porto de Pireu e prepara investimento de 90 milhões de euros

Marítimo Comentários fechados em COSCO reforça aposta no Porto de Pireu e prepara investimento de 90 milhões de euros 251
Tempo de Leitura: 2 minutos

A gigante chinesa COSCO Shipping está satisfeita com a evolução rápida do Porto de Pireu mas ambiciona mais: a operadora marítima, que integra o conglomerado COSCO, planeia investir perto de 100 milhões de euros no porto helénico, segundo o jornal digital e-Kathimerini.

pireu piraeuPara desenvolver ainda mais a capacidade contentorizada do porto grego, a COSCO Shipping vai investir 70 milhões de euros, focando-se na ampliação da capacidade dos três terminais de contentores da Autoridade Portuária do Pireu, canalizando também, para o upgrade da parte da reparação naval, cerca de 20 milhões de euros. A ambição é a de dar ainda maior impulso à acentuada progressão do porto grego.

Estes investimentos, sublinha o jornal helénico, aumentarão a capacidade anual de movimentação do Porto de Pireu em cerca de 800 mil contentores na recta final de 2021. A capacidade total de movimentação do porto será, avança o e-Kathimerini, de 8 milhões de contentores por ano. Este plano de investimentos foi desbloqueado após a assinatura de um acordo entre a COSCO Shipping Ports e a empresa Shanghai Zhenhua Heavy Industries (ZPMC), no passado mês de Maio, e que oficializou a aquisição de três gruas ship to shore (STS) para o PCT (Piraeus Container Terminal).

Investimento da COSCO vai acelerar ainda mais a progressão do porto grego

No entretanto, o Porto de Pireu faz planos para exponenciar ainda mais a sua capacidade operacional no domínio dos contentores: está já em andamento o processo de construção do quarto terminal de contentores na infra-estrutura portuária de Pireu, devendo colocar a movimentação anual do porto nos 10 milhões de contentores por ano. O porto assumiu, desde que a COSCO apostou nas suas potencialidades – em 2016 – o papel de gateway europeu das cargas vindas do Oriente, sendo actualmente o líder no tráfego no Mediterrâneo, depois de um 2019 fulgurante.

Author

Back to Top

© 2020 Magia Azul, all rights reserved.
Partilhar
Partilhar
pt Português
X
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com